Henrique Amoedo

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Henrique Amoedo.jpg


É fundador e diretor do Grupo Dançando com a Diferença – Madeira, Portugal.

O artista é formado em licenciatura em Educação Física pelas Faculdades Integradas de Guarulhos - SP. Com especialização em Conscientização Corporal pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Mestrado em Performance Artística - Dança na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) de Lisboa.

Ainda na licenciatura, entrou em contato com um trabalho de uma instituição em São Paulo, chamada Casa André Luiz, onde viu uma menina com paralisia cerebral dançando. Esta experiência foi marcante e atraiu seu interesse para dança, que passou a ver como um excelente instrumento para ajudar o trabalho de modificação social das pessoas com deficiência. Seu ingresso nos estudos da dança deu-se, deste modo, pelo interesse em trabalhar a dança com pessoas deficientes.

Criou o termo dança inclusiva que se refere à possibilidade de mudança da imagem social e inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, através da arte de dançar.

No Rio Grande do Norte coordenou o Projeto de Dança para Pessoas Portadoras de Deficiência do Departamento de Artes da UFRN, juntamente com Edson Claro. Este projeto, somado ao Programa Interdisciplinar de Reabilitação na Lesão Medular desenvolvido pelo departamento de Fisioterapia da mesma instituição, deu início a Roda Viva Cia de Dança (1995), da qual Henrique Amoedo foi fundador e diretor até 1998. Henrique difundiu seu trabalho e tornou-se uma das referências em dança inclusiva. Dentre seus trabalhos destaca-se a assessoria na fundamentação da Cia. Experimental – Grupo Mão na Roda em Diadema – São Paulo.

Em Madeira – Portugal, seu trabalho com a dança inclusiva surge a partir de um convite da Direção Regional de Educação Especial e Reabilitação (DREER) – entidade que tem por missão assegurar a inclusão familiar, educacional e social de crianças, jovens e adultos com deficiência ou outras necessidades especiais. Devido ao convite, Henrique ministrou aulas e workshops, sempre relacionados ao tema dança e deficiência e após um ano surgiu o Grupo Dançando com a Diferença (2001). O projeto esteve vinculado a DREER até 2007 e desde então foi criada a Associação dos Amigos da Arte inclusiva – Dançando com a diferença (AAAIDD), que gere o projeto e o Grupo Dançando com a Diferença.


Ver mais

Grupo Dançando com a Diferença

Roda Viva Cia. de Dança

henriqueamoedo.blogspot.com.br


Referências

TEIXEIRA, Carolina. Deficiência em Cena. João Pessoa: Ideia, 2011.

Associação dos Amigos da Arte inclusiva – Dançando com a diferença. Disponível em: http://www.aaaidd.com/index.php?option=com_content&task=view&id=6&Itemid=10. Acesso 22/05/13.

Entrevista a Henrique Amoedo, Dir. Artístico (Dançando com a Diferença). Disponível em: youtube.com/watch?v=rFevpsqtzQk. Acesso: 28/05/13.

Companhia de Danças de Diadema. Disponível em: http://www.ciadedancas.apbd.org.br/maorod.php. Acesso: 28/05/13.

Entrevista a Henrique Amoedo, Dir. Artístico (Dançando com a Diferença). Disponível em: youtube.com/watch?v=rFevpsqtzQk. Acesso: 28/05/13.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home