Instituto de Cultura FÃsica
De Wikidanca
O Instituo foi criado em Porto Alegre por Mina Black e Nenê Brecht na década de 1920. Ambas foram responsáveis pelo movimento do bailado culto, como era chamado na época. O objetivo era o desenvolvimento integral do corpo feminino de modo a alcançar o equilÃbrio plástico perfeito, dessa forma atingir um completo controle de todos os movimentos do corpo. Visava preparar um corpo são e belo, na plenitude de suas energias fÃsicas tonando-se um instrumento afinado, para ser facilmente manejado pelo intelecto e servir de clara expressão. Eram ministradas aulas de ginástica acrobática, rÃtmica dalcroziana, plástica animada e dança culta. A finalidade do instituto não era a dança, pois sua função era estritamente pedagógica.
Programa de um dos espetáculos.
As pequenas improvisações coreográficas que faziam parte do programa de ensino tinham uma finalidade pedagógica, que não só visava um aperfeiçoamento de gestos e movimentos, para que se adquirisse leveza e graça, como despertar pelo ritmo e o sentido estético das alunas. O Instituto realizava magnÃficas apresentações anualmente e tinham o objetivo de mostrar ao público, que o trabalho desenvolvido era puramente educacional e não pretendia formar artistas da coreografia e sim educar com que diz respeito a corpo, à sua plástica e feminilidade.
Tanto Lya Bastian Meyer como Tony Seitz Petzhold estudaram no Instituto. Inclusive Tony assumiu a direção do Instituto e depois do seu retorno da Europa ela modificou o nome do Instituto para Escolas de Bailados Tony Seitz Petzhold em 1937.
Programa de um dos espetáculos promovidos pelos Instituto em 1929.
Referência
CUNHA, Morgada e FRANCK, Cecy. Dança: nossos artÃfices. Porto Alegre: Movimento, 2004.
Imagens consentidas através do acervo Centro de Memória do Esporte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e um agradecimento especial para Luciane Soares o qual me auxiliou a busca desses materiais.