Isabel Marques

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Isabel Marques


Pedagoga pela USP, Mestre em Dança pelo Laban Centre for Movement and Dance, Londres, doutora pela Faculdade de Educação da USP, com trabalho de ensino, pesquisa e dança internacionalmente reconhecido. Fundou e dirige o Caleidos Cia. de Dança desde 1996. Criou e dirigiu Caleidos Arte e Ensino, em São Paulo (2001-2008). Atualmente, com Fábio Brazil, é diretora do Instituto Caleidos, fundado em 2007.

Tabela de conteúdo

Direção e Coreografia


Diretora do Caleidos Cia. de Dança, apresentou-se em diversas cidades do Brasil (São Paulo, Americana, Jacareí, Campinas, São Carlos, Santo André, São Bernardo, Bauru, Brasília, Rio Claro, Santa Maria (RS), Porto Alegre (RS), Nova Lima (MG), Florianópolis (SC) Rio de Janerio (RJ), Goiânia (GO)), e no exterior: Portugal, Canadá e Finlândia.


Concebeu e dirigiu os espetáculos COREOLÓGICAS I, II, III, IV (1996-2006), COREOLÓGICAS Brasil-Finlândia (2007), COREOLÓGICAS V (2008 – premiado pela Lei de Fomento à Dança do Município de São Paulo, 2ª. Edição). Em Recife, dirigiu e coreografou o espetáculo COREOLÓGICAS-RECIFE, para o Acupe Grupo de Dança (2008 - premiado pelo Funcultura de Pernambuco e aclamado pelo público como melhor espetáculo do ano de 2008). Em 2007, na Finlândia, monta o COREOLÓGICAS-FINLAND, com artistas sediados na Theatre Academy, em Helsinki.


Concebeu e dirigiu ainda os espetáculos CORPO DÓCIL (1994 – premiado pela Bolsa Vitae de Artes 93) e VOZES DA ESCOLA (2004). Com Fábio Brazil, concebeu e dirigiu os espetáculos de dança contemporânea SILÊNCIO (2003 – premiado pela Secretaria de Cultura de São Paulo), GAIOLA! (2004), LUGAR COMUM (2005) e ARES FAMILIARES (estréia junho de 2009).


Prêmios e Bolsas


Recebeu Bolsa Vitae de Artes 93 para pesquisar e produzir o espetáculo CORPO DÓCIL e o “Prêmio Estímulo da SMC-SP” na co-direção do espetáculo de dança SILÊNCIO, do Caleidos Cia. de Dança (2003). No ano de 2007 foi premiada com a Lei de Fomento à Dança no Município de São Paulo para desenvolver o Projeto Coreológicas 2008 – espetáculo COREOLÓGICAS V. No mesmo ano, foi convidada a dirigir e a coreografar o espetáculo COREOLÓGICAS-RECIFE, do Acupe Grupo de Dança, em Recife, premiado pelo Funcultura do Estado de Pernambuco e vencedor do Prêmio Melhor Espetáculo do Ano – júri popular pela APECEP. Em 2008, ganha o ProAC para desenvolver o espetáculo ARES FAMILIARES, com estréia prevista para junho de 2009.


Recebeu Bolsa Pesquisa do CNPq (1993), Bolsa de Professor Visitante da FAPESP (1991) para apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais. Em 2002, ganhou apoio da UNESCO para realização de curso de formação continuada de professores em Dança.


Docência e Palestras

Isabel Marques


Professora na área de dança e/ou ensino dos cursos de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Gde do Norte (UFRN), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade do Estado de Sta Catarina (UDESC), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Sto André (FEFISA), Faculdade de Arte do Paraná (FAP), UniverCidade (RJ), Universidade de Pernambuco (UPE, Recife). Foi professora da UNICAMP e da Universidade Anhembi Morumbi, na área de dança (Estudos do Movimento, Composição Coreográfica, Metodologia de Pesquisa) e de ensino (Didática e Prática de Ensino de Dança) e professora convidada da ECA-USP (Técnica de Dança).


Proferiu palestras e ministrou cursos na área de dança e/ou ensino nas cidades de Recife (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Goiânia (GO), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Nova Lima (MG), Viçosa (MG), Belém (PA), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Montenegro (RS), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Londrina (PR), e em diversas cidades do Estado de São Paulo. Proferiu aula inaugural do Curso de Pedagogia da Arte (UERGS) e do Curso de Licenciatura em Dança (UFRN).


Pesquisas e Bancas


Participou do Projeto Internacional de Pesquisa em Dança “Challenging the Notion of Knowledge”, da Finnish Dance Academy, na Finlândia. Em setembro de 2006 apresentou projeto de pesquisa em realização e montou o espetáculo “Coreológicas-Finland”, com grupo de artistas locais. Apresentou trabalhos de pesquisa e proferiu palestras em vários congressos nacionais e internacionais (Inglaterra, Portugal, Finlândia, Austrália, Estados Unidos - Greensboro, Orlando, Nova York, San Diego -, África do Sul, Uruguai, Canadá, Brasil e Cuba). Foi banca de concurso e de defesa de tese (Doutorado e Mestrado) na UFMG, FE-USP, ECA-USP, FE-UNICAMP, IA-UNICAMP, PUC-SP, UFRN, UFBA, Faculdade de Motricidade Humana-Portugal.


Assessorias


Assessorou a Secretaria de Educação do Município de São Paulo em 1991-92, tendo introduzido a dança no currículo oficial da cidade de São Paulo (gestão Paulo Freire). Foi redatora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na área de dança e do documento de EJA – área de dança lançados pelo MEC. Assessorou a UNESCO com redação de documento para dança na América Latina e o governo do Estado do Paraná na redação de documento de Arte para Educação de Jovens e Adultos em que a proposta metodológica de Isabel Marques foi adotada por todo o Estado. Em 2007, assessorou a Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (RO) na elaboração de documento oficial na área de Arte.


Publicações


Autora dos livros “Ensino de Dança Hoje” (5a.ed) e “Dançando na Escola” (4a.ed), indicados para concurso público em vários estados do Brasil. Publicou vários artigos em revistas especializadas, anais de congresso e periódicos no Brasil e no exterior versando sobre dança, ensino e formação de professores. Manteve em 2006 com Fábio Brazil coluna mensal sobre arte-educação no site da Agência Carta Maior, de alcance nacional.


Referências


Ver também

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home