Labanotation

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

A Partitura do Movimento

Labanotation é o método de notação da dança criado por Rudolf Laban (1879-1958).

Laban propõem um método de análise do movimento, que inclui a localização no espaço traçado por cada movimento assim como a sua intensidade. A partir desta análise começa a desenvolver uma espécie de partitura de movimento, semelhante a uma partitura musical criando uma possibilidade de interpretação teórico-corporal.


As Direções de Movimento

Os princípios deste método consistem em: dividir o espaço em três níveis: vertical, horizontal e axial, a partir disto se inscrevem doze direções de movimento, que desenham uma esfera com pontos de tangencia dentro de uma circunferência: Um icosaedro.


Laban icosaedro.jpg


Imagem retirada de:https://lh5.googleusercontent.com/_2PYowUn0XQ/TYOTGYEgE4I/AAAAAAAAC2Y/t2VWafwLArw/s1600/Laban_icosaedro_%255B1%255D.jpg – dia 20/04/2013


A Interpretação do Movimento

Laban através de sua pesquisa procurou interpretar o movimento, defendendo que neste há linguagem e está por tanto passível de interpretação e registro.

Na Análise de Movimento Laban é observado que Corpo, Esforço, Forma e Espaço se inter-relacionam e informam-se mútua e continuamente.

Corpo: descreve estrutural e fisicamente as características do corpo humano quando em movimento. Qual parte esta movendo, quais partes estão conectadas, que partes influenciam outras. Essa categoria observa a organização do corpo propriamente dito.

Labanotation-01.jpg
Imagem retirada de: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/23/Labanotation1.JPG/220px-Labanotation1.JPG– dia 20/04/2013

Esforço: o que Laban descreveu como dinâmica ou qualidade do movimento, a compreensão de como o movimento se dá, em qual ritmo, se a motivação é interna ou externa. Esta categoria é subdividida em 4 fatores básicos: fluxo, peso, tempo e espaço, tanto isoladamente quanto em suas múltiplas possíveis combinações.

Forma: investiga as possibilidades plásticas do corpo, as diversas posturas, as mudanças de volume, como o corpo interage e se relaciona com o ambiente ao seu redor.

Espaço: Esta categoria observa o movimento e a sua conexão com o ambiente ao seu redor e a exploração da esfera pessoal de movimento (kinesfera). Laban observava que se a movimentação do corpo no espaço estiver bem organizada, esta acaba por se tornar mais harmoniosa.


Referência bibliográfica

Bibliografia
BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. 1ª Edição, São Paulo, Martins Fontes, 1987.

Sites

http://en.wikipedia.org/wiki/Labanotation

http://user.uni-frankfurt.de/~griesbec/LABANE.HTML

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home