Marcelo Mourão Gomes
De Wikidanca
O amazonense Marcelo Mourão Gomes começou seus estudos de dança com cinco anos de idade, na escola de ballet de Helena Lobato e Dalal Achcar no Rio de Janeiro. Após vencer o Prêmio Revelação no Festival de Dança de Joinville em 1993, viajou para os Estados Unidos para continuar o seu treinamento no Harid Conservatory em Boca Raton, Flórida, assim como nas escolas do Boston Ballet, Houston Ballet e Cuballet, onde estudou com Alicia Alonso.
Foi premiado em segundo lugar na National Society of Arts e Letters em 1994, e foi o ganhador do Prêmio Hope em Lausanne em 1996, depois de passar um ano na escola do Paris Opera Ballet.
Ingressou no American Ballet Theatre, em 1997, como membro do corpo de baile, e ascendeu rapidamente, sendo promovido a solista em 2000 e a primeiro bailarino em 2002. Ele tem se apresentado em praticamente todos os espetáculos completos de ballet clássico do repertório da companhia.
Tem se apresentado nos papéis principais, nas obras de George Balanchine, Mikhail Fokine, Antony Tudor, Jerome Robbins, Sir Frederick Ashton, John Cranko, e Martha Graham, tem criado papéis e trabalhado com Twla Tharp, William Forsythe, Paul Taylor, Mark Morris, Jiri Kylian, Lar Lubovitch, James Kudelka, Nacho Duato, Stanton Welsh, Jorma Elo e Christopher Wheeldon.
Seus desempenhos já foram vistos em todo o mundo. Além de sua turnê com o American Ballet Theatre, ele tem participado de vários festivais internacionais de dança, incluindo o World Festival Ballet no Japão. Tem sido artista convidado do Kirov Ballet, do Ballet Nacional da Holanda, do Balé Nacional do Canadá, do Houston Ballet, do Teatro Colón de Buenos Aires, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro e do New York City Ballet.
No verão de 2008, ele acompanhou Alessandra Ferri em sua turnê de despedida no Japão e na Itália, e mais recentemente foi o ganhador do prestigioso Prêmio Benois de la Dance, em Moscou.
Fonte: Secretaria de Estado de Cultura - SEC
GabihortencioGabihortencio 15h46min de 12 de julho de 2011 (BRT)