Mova-se Festival de Dança
De Wikidanca
De caráter não-competitivo, o “Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios” foca na experimentação e no estímulo a novas linguagens da área da dança contemporânea. A proposta principal é o intercâmbio de informações entre artistas locais e de outros Estados.
Coordenado pela Companhia de Ideias, o festival além das apresentações de dança, também terá uma programação acadêmica, com oficinas, palestras e debates.
De acordo com o diretor geral do festival, João Fernandes, foram ofertadas 20 vagas para cada oficina e estão abertas a estudantes, intérpretes, professores, coreógrafos, atores e pessoas ligadas a qualquer segmento artístico.
Em sua segunda edição, o Festival contou com uma atração internacional e artistas de diferentes Estados brasileiros. A curadoria do evento selecionou como convidados a companhia francesa Le Reve de la Soie, que apresentará o solo ‘Les Kapru’. Outro destaque é a apresentação da principal obra do coreógrafo baiano Luiz Abreu, com o polêmico ‘Samba do Crioulo Doido’.
Nesta obra, estreada na Alemanha, ele dança o preconceito social sobre o corpo negro e homossexual no Brasil. O espetáculo será apresentado na mostra ‘Traja Preta’, à meia noite, por ser um dos mais “intrigantes”, segundo o diretor do festival João Fernandes. Outros convidados são a Cia. Focus, do Rio de Janeiro, dois espetáculos; o solo ‘Outras Partes’, do mineiro Vanilton Lakka; e Ricardo Marinalli, com a performance ‘Eu Tenho Autorização da Polícia para Ficar Nu Aqui’, que será realizada em uma área de grande movimento na cidade.
A coreógrafa e pesquisadora do Brasília Lenora lançou o livro ‘Teatro em Movimento’. “Este ano tivemos mais diversidade de estilos. Ainda continuamos com a linha contemporânea forte, mas vamos trazer obras com viézes do street dance, intervenção urbana e outras. Mas continuando a valorização do ‘corpo pensante‘”, disse João Fernandes.
Link Externo: [1]
Coreografias apresentadas durante o segundo Mova-se:
- Como superar o grande cansaço – SP, de Eduardo Fukushima
- Vitrine – AM, de Daniela Alves
- Entre Telas Cromáticas – AM, da Cia Quasualidades
- Um Corpo em Três Estudos – AM, da EntreCorpus Cia de Dança
- Mulher Selvagem – MG, de Rosa Antuña
- Eu Tenho Autorização da Polícia Federal para Ficar Nu Aqui – PR, de Ricardo Marinelli
- Verde Banguelo (ALTERAÇÃO) – AM, de Francisco Rider
- Rastros Híbridos – AM, da ÍNDIOS.COM Cia de Dança
- Produto Perecível Laico – SP, da Cia Borelli de Dança
- Episódio 1 – AM, da Contém Dança
- Sinergia – AM, do Corpo de Arte Contemporânea
- O Corpo é a Mídia da Dança OUTRAS PARTES – MG, da Dança Lakka
Por GabihortencioGabihortencio 20h38min de 4 de julho de 2011 (BRT)