OPEQ - Organização Ponto de Equilíbrio

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

Breve Histórico

Logo OPEQ teresina.JPEG


A Organização Ponto de Equilíbrio - OPEQ é uma pessoa jurídica de direito privado com sede em Teresina, Piauí. A ONG é um desdobramento do Cia Equilibrio de Dança e foi criada em 1999 no bairro Dirceu Arcorverde, tendo por finalidade promover ações culturais que fomentem a dança, a cultura popular e a produção cultural local. Em sua sede no centro da capital, funcionam oficinas, apresentações de espetáculos e projetos como o Dança Eficiente e o projeto Dançando, Cresço e Apareço, contemplado recentemente com o prêmio Klauss Vianna de Dança - FUNARTE.


Nos últimos dois anos, 2011 e 2012, tem promovido a Virada Cultural OPEQ, programação que se estende por Teresina reunindo a classe artística de várias áreas, em especial, dança, música e circo. A Virada Cultural é uma ação independente da OPEQ e não conta com subsídios, e lançou em última edição o "Festival do Chapéu" noite de apresentações no Complexo Cultural Clube dos Diários, com o palco aberto a inscrições e doações. A OPEQ é coordenada pelos bailarinos e coreógrafos teresinenses Valdemar Santos e Luís Carlos Vale.


A OPEQ tem como parceiros os seguintes grupos e instituições:

Atende especificamente pessoas com deficiência física, usuários de cadeiras de rodas “cadeirantes”. A ASCAMTE tem como principal objetivo defender, apoiar, orientar e promover uma melhor qualidade de vida a seus associados possibilitando aos mesmos o resgate de sua dignidade e o pleno exercício da cidadania.

O Grupo Harém de Teatro vem realizando a mais de duas décadas um trabalho de qualidade artística e profissional no Piauí, buscando troca de informações e conhecimentos. Nos últimos anos a OPEQ tem realizado parcerias para a realização de mostras, seminários e palestras com artistas das artes cênicas.

O Espaço Cultural “Ponto de Equilíbrio” é uma parceria com essa Entidade Governamental. O que possibilita a realização de oficinas permanentes, ensaios, criação de espetáculo, cursos de capacitação e produção cultural e, ainda, os encontros de planejamento e avaliação das ações da OPEQ.


Companhias de Dança integradas a OPEQ

OPEQ espetaculo palmares.JPEG


Criada em dezembro de 1999 no bairro Dirceu Arcoverde, periferia da cidade de Teresina, desenvolve ações de inclusão social e formação de público. Atualmente é formada por interpretes-criadores independente e já apresentou seus trabalhos no Programa BNB de Cultura, Circuito Cultural Banco do Brasil, Festival de Dança de Teresina, Artes de Março como também nas capitais: Belém, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Luiz e Recife.

Surge em 2005, e tem a coordenação do bailarino e coreógrafo Luís Carlos Vale, sendo formada por pessoas com e sem deficiências (cadeirantes) . Tem como foco na investigação coreográfica a quebra de limites, estereótipos e preconceitos acerca do corpo que dança. Tornou-se pioneira no Estado do Piauí a atuar dentro desse recorte e vem proporcionando à pessoas com algum tipo de deficiência a inserção social através da arte. Repertório: Desafio Sobre Rodas (2006), Meu Corpo Não é Mudo (2009), Duo em Tripé (2010), Dançando Sobre Rodas (2011).

Formada a partir de uma oficina de dança no CIARTE - Complexo Cultural Teatro do Boi, teatro municipal que promove uma série de ações culturais, conquistou destaque e independência realizando seu trabalho especificamente na zona Norte de Teresina. A companhia foi contemplada pela primeira vez com o prêmio Klauss Vianna 2010. Repertório da Companhia : Divertsseman (2006), Vitrine (2007), Marcas (2008), Um ou Cinco Contos (2009), Matadouro (2011)

Ver Também

Vem Dançar no Piauí


Referências Externas

Blog da OPEQ

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home