O Aquecimento na Dança

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Aquecimento.jpg


Tabela de conteúdo

A Importância do Aquecimento na Dança

Nos aquecimentos das aulas de dança de modo geral, procura-se fazer uso de movimentação própria da linguagem a ser utilizada subsequentemente durante a aula. O que determina que um movimento tenha a função de aquecer o músculo é maneira como ele é executado.

A importância do aquecimento no inicio da aula deve sempre ser salientada, pois eleva a temperatura do corpo e prepara os músculos, o sistema nervoso, tendões, ligamentos e o sistema cardiovascular para os movimentos específicos de dança.

Ao contrario do que se pensa os alongamentos, não preparam o corpo para uma atividade física. Para isso faz-se necessária uma atividade que aumente a frequência cardíaca, resultando na melhora da oxigenação e do fluxo sanguíneo em toda musculatura, preparando o corpo para uma atividade específica. Assim tornam-se menores os riscos de lesões, pois o aquecimento faz com que as tensões musculares diminuam facilitando a atividade corporal. As chances de dano são extremamente reduzidas aumentando-se a elasticidade muscular.


As Duas Etapas do Aquecimento

-O aquecimento geral: trabalha com exercícios envolvendo um agrupamento maior de músculos, pois o seu objetivo é aumentar a temperatura do corpo fazendo com que a musculatura fique mais elástica, com o intuito de evitar lesões e preparar o sistema circulatório e respiratório para o desempenho da atividade física. O aumento da temperatura faz aumentar também o metabolismo do corpo, facilitando as reações químicas, melhorando a oxigenação no sangue, músculos e cérebro e melhorando o desempenho motor.

-O aquecimento específico, como o próprio nome diz, serve para trabalhar partes específicas do corpo para atividade física, ou para trabalhar tipos específicos de movimentos, com o mesmo objetivo. Este deve ser realizado após o aquecimento geral e deve conter exercícios de alongamento e relaxamento. As partes do corpo que serão mais trabalhadas na dança devem ser melhor alongadas para que possam ser utilizadas com o máximo de desempenho. O resultado desse aquecimento fica comprometido se antes não for feito um aquecimento geral, o qual irá preparar o corpo como um todo.


Associar os movimentos à música no aquecimento, ajuda a criar uma sensação de ritmo e musicalidade


O Aquecimento

-Aumenta a temperatura do corpo


-Melhora a capacidade cardíaca e respiratória


-Prepara os músculos e o sistema nervoso para o exercício


-Alonga os músculos para aumentar o intervalo de movimentos do bailarino


-Ajuda na organização de alinhamento e posição do corpo corretos


-Ajuda na compreensão de tempo e ritmo à música


-Permite exercícios envolvendo um agrupamento maior de músculos,


Bibliografia

WEINECK, J. Biologia do esporte. São Paulo: Ed. Manole, 1991.


LEAL, M. A preparação física na dança. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home