Rumos Dança (Itaú Cultural)
De Wikidanca
Tabela de conteúdo[esconder] |
O Programa
O Programa Rumos, criado em 1997, é uma iniciativa do Itaú Cultural e visa estimular e difundir a produção artística e intelectual de todo o Brasil. Em geral, o programa contempla não só a dança, mas diversas áreas que desenvolvem ações específicas, onde são abertos editais públicos nos quais se alteram, a cada ano, as diversas áreas de produção artística ou reflexão sobre a cultura: artes visuais, arte e tecnologia, dança, música, cinema e vídeo, educação, literatura, jornalismo cultural e gestão cultural.
A Equipe do Rumos circula todo o Brasil divulgando o edital, investigando e mapeando os artistas que podem se beneficiar com o programa. A partir daí, os trabalhos selecionados e finalizados são apresentados em mostras, shows e outros eventos em todo o território nacional, tendo a possibilidade das obras serem transformadas em produtos (livros, séries de CDs e DVDs etc.) que serão distribuídos gratuitamente a instituições culturais e educacionais, disponibilizados na internet e para emissoras parceiras de TV e de rádio.
Durante o período de inscrição, o Rumos Itaú Cultural desenvolve palestras e debates pelo Brasil, divulgando o edital e estimulando a produção e o debate em todas as regiões do país. Os interessados em participar podem se inscrever em mais de um edital, desde que com projetos diferentes.
Estatísticas
Segundo alguns números divulgados pelo site do Itaú Cultural, o Programa Rumos já teve mais de 24 mil pessoas inscritas em seus editais, sendo 1.069 pessoas selecionadas.
5 milhões de pessoas viram as obras dos selecionados em todo o país, sendo divulgados por cerca de 1.000 emissoras de rádio e televisão parceiras.
Rumos Dança
O Rumos Itaú Cultural Dança, que teve sua primeiro edição em 2000, tem como objetivo apoiar e fomentar a formação desse campo artístico no Brasil.
Até sua quarta edição (2009-2010), o edital era limitado à dança contemporânea e outros tipos específicos de dança. A partir da edição 2012-2014, passam a serem privilegiadas as iniciativas desenvolvidas fora do âmbito institucional, como faculdades, companhias oficiais, academias e escolas, e que não apresentam apelo comercial e apoio financeiro estável. Esta iniciativa visa estimular artistas consolidados que se dedicam a formar outros profissionais, jovens criadores que desejam aprender com seus pares, coreógrafos que compartilham conhecimentos por meio de suas criações e incentivar aqueles que concebem dança para crianças.
O critério geral de seleção dos projetos são se baseia na técnica, no estilo, na metodologia ou no modelo estético, o que define quem será aprovado é o papel do projeto na formação da dança no Brasil ou seu caráter de pesquisa, sendo aberto a pessoas físicas ou jurídicas.
Com a reformulação do edital em 2012, ficaram definidas quatro carteiras distintas para a seleção:
- Dança para crianças
Destinado àqueles que desenvolvem dramaturgias e criam espetáculos voltados para o público infantil. Podem participar com criação de projetos de solos, de duos e trios e de grupo.
- Dança para Formadores
Destinado a profissionais – individuais ou em grupo – que desenvolvem experiências para incentivar e formar novos artistas.
- Residência para Criadores
Destinado a artistas que desejam fazer uma residência com criador(es) brasileiro(s) mais experiente(s), visando aprimorar seus processos de criação, testar novas metodologias e treinamentos e repensar estratégias de comunicação com os contextos em que atuam. A forma de participação desta carteira é individual.
- Desenvolvimento de Pesquisa para Criação
Destinado a criadores que já possuem uma trajetória profissional reconhecida e que tenha colaborado com a formação em dança no país, e cujos desdobramentos sejam reconhecidos como produção de conhecimento, em razão de seu caráter investigativo e sua pesquisa de linguagem, podendo participar com criação de projetos de solos, de duos e trios e de grupo.
Edições
2000 – 2001
A implantação do primeiro Rumos Dança, iniciado em 2000, levou em conta o eixo curatorial do ano – o artista-cientista –, focando a interseção entre ciência e arte. Especialista em dança, comunicação e história, a professora doutora Fabiana Dultra Britto foi convidada para, com a colaboração da equipe do Itaú Cultural, conceber o programa, que promoveu seminários em 21 cidades brasileiras para divulgação nesta etapa inicial.
Ainda em 2000, foram coletadas informações sobre instituições, cursos, publicações, festivais, mostras, produção intelectual e artística e iniciativas dos setores público e privado para a dança. No ano seguinte, os 45 trabalhos (solo ou duo) selecionados tornaram-se públicos em eventos, como a Mostra Rumos Itaú Cultural Dança e o seminário Os Mapas da Dança, e publicações, caso do livro Cartografia da Dança: Criadores-Intérpretes Brasileiros.
- Comissão de seleção
- Emílio Kalil
- Fabiana Britto
- Ricardo Ribenboim
- Sonia Sobral
2003 – 2004
A segunda edição do Rumos Dança atualizou o mapeamento iniciado em 2000 e ampliou a equipe de pesquisadores e o número de cidades analisadas. Das 415 inscrições de solos, duos e grupos, 14 projetos foram contemplados com apoio financeiro para o desenvolvimento de obra coreográfica e 2 para videodança, que também foram exibidas numa mostra especial.
Além disso, essa edição inaugurou uma nova carteira, a de desenvolvimento de videodança, oferecendo a 12 selecionados uma oficina de especialização na linguagem (dois deles obtiveram verba para viabilizar seus vídeos). Catorze registros de espetáculos em DVD e um CD-ROM com textos e ensaios fotográficos foram distribuídos gratuitamente a todas as faculdades de dança e bibliotecas de artes do país.
2006 – 2007
A terceira edição do Rumos Dança recebeu 534 inscrições para apoio ao desenvolvimento de pesquisa coreográfica e 128 para a realização de videodanças – 71% a mais em relação ao total de inscritos nesta carteira na edição anterior.
O programa selecionou 25 projetos, marcados pela busca de novas práticas e narrativas e que, para tanto, necessitavam de condições seguras para ser testados. Os coreógrafos e videomakers responsáveis pelos 15 projetos pré-selecionados de videodança participaram de uma oficina intensiva sobre conceito, dramaturgia e produção. Depois dos encontros, os participantes apresentaram seus roteiros e, com base neles, cinco videodanças receberam apoio para a realização.
- Comissão de seleção
- Adriana de Faria Gehres
- Alejandro Ahmed
- Eduardo Bonito
- Paulo Paixão
2009 – 2010
Dez anos após a criação do Rumos Dança, sua quarta edição, 2009-2010, aprofunda uma das questões intrínsecas ao desenvolvimento de uma pesquisa de criação contemporânea – o processo. Criação é sempre processo. Com base nisso, o programa buscou privilegiar, mostrar e discutir o que movia essas investigações e como elas se desenvolviam. Com essa perspectiva, a comissão de seleção buscou, entre os 506 projetos inscritos, questões com potencial de ser desenvolvidas no campo da pesquisa em dança contemporânea.
Dois desafios foram propostos aos artistas: primeiro, manter um blog durante o período do apoio (seis meses) e, segundo, fazer sua apresentação pública na Mostra de Processos Rumos Itaú Cultural Dança, para evidenciar a função de pesquisa. Também como apoio, foram oferecidos uma interlocução e um canal aberto de discussão com a comissão de seleção aos artistas que a desejassem.
O programa selecionou 21 obras na carteira de Obras Coreográficas e 5 na carteira de Videodança.
- Comissão de seleção
- Alejandro Ahmed
- Christine Greiner
- Lia Rodrigues
- Marcelo Evelin
- Vera Sala
2012 – 2014
O Rumos Dança divulgou o nome dos selecionados da edição 2012-2014. De 549 inscrições, provenientes dos 27 estados brasileiros, 452 foram habilitadas para o processo de seleção, 62 inscrições para Dança para Crianças; 222 para Desenvolvimento de Pesquisa para Criação; 69 para Dança para Formadores; e 99 para Residência para Criadores. Entre esses, foram escolhidos 31, de 4 regiões do país, 13 estados e 15 cidades.
O objetivo da quinta edição do Programa Rumos Dança (2012-2014) é fomentar e apoiar, de maneira ampla, a formação em dança no Brasil.
- Comissão Residência para Criadores e Desenvolvimento de Pesquisa
- Roberta Ramos
- Angela Nolf
- Silvia Soter
- Christine Greiner
- Sigrid Nora
- Leda Muhana
- Comissão Dança para Crianças
- Lenira Rengel
- Lilian Vilela
- Uxa Xavier
- Andrea Fraga
- Comissão Dança para Formadores
- Flavio Sampaio
- Alexandre Molina
- Rita Aquino
- Fernanda Bevilaqua
Ganhadores
2000 – 2001
- Admilson Maia
- Alex Neoral – Obra: Inter-Cessão
- Anália Timbó – Obra: Catu Macã - Guerra Bonita
- Andréa Bardawil – Obra: Do Que Se Pode Dizer...
- Andréa Serrato – Obra: Fato
- Angela Nolf – Obra: A Massa
- Carlos Garbin – Obra: Linha Aberta
- Clarice Silva – Obra: Inter-Cessão
- Clébio de Oliveira – Obra: Uma Barata Só Faz Verão
- Déborah Furquim – Obra: A Massa
- Diana Gilardenghi – Obra: Crosta
- Eduardo Severino – Obra: Planetário
- Eleonora Ferreira Leal – Obra: Discurso
- Eliana de Santana – Obra: Das Faces do Corpo
- Esther Weitzman – Obra: Territórios
- Evelin Silva Moreira – Obra: Lev
- Fabricia Martins – Obra: O Açougue
- Fabrícia Trindade Miterhof
- Frederico Paredes
- Gera Dias
- Gilsamara Moura – Obra: Ursa Maior
- Glauber Xavier – Obra: Variações para Café com Pão
- Guilherme Machado
- Gustavo Ciríaco
- Gustavo Ramos
- Henrique Schüller – Obra: Baldes
- Ivana Bonomini – Obra: Sobre uma Caixa de Ressonância
- Ivani Lucia Oliveira Santana – Obra: Corpo Aberto
- Karin Virgínia Girão – Obra: Espera
- Kenia Dias – Obra: Tecer-te
- Key Sawao
- Leda Maria Ornelas de Santana – Obra: Mulher de Roxo
- Lu Favoreto – Obra: Folhas Secas, Flores Prateadas
- Luciana Gontijo – Obra: eXperimento 1
- Ludmila Pimentel
- Luiz de Abreu – Obra: Sonhos Quebrados
- Marcelo Rodrigues
- Marcia Rubin – Obra: A Paisagem Daqui É Outra
- Marcos Antonio Carvalho Sobrinho – Obra: Um Diálogo Possível
- Marcos Antonio Pitanga
- Margô Assis – Obra: eXperimento 1
- Maria Alice Poppe
- Mariana Daisy Miranda Muniz – Obra: Túfuns
- Marta Lúcia de Amorim Soares
- Mauricio Leonard – Obra: O Açougue
- Ney Moraes – Obra: Linha Aberta
- Patricia Miranda
- Patrícia Werneck – Obra: Sonhos Quebrados
- Paula Akiko
- Paulo Caldas
- Paulo Mantuano
- Ricardo Iazzetta
- Roberto Ramos
- Romero Motta
- Sandro Amaral
- Simone Mello
- Socorro Timbó – Obra: Catu Macã - Guerra Bonita
- Telma César – Obra: Variações para Café com Pão
- Thiago Granato
- Vera Maria Sala – Obra: Corpos Ilhados
- Wagner Schwartz – Obra: A Metáfora da Colheita
- Waldete Brito – Obra: Discurso
- Zilá Muniz – Obra: Sobre uma Caixa de Ressonância
2003 – 2004
Obras coreográficas:
- Adriana Banana – Obra: Desenquadrando as Possibilidades do Movimento
- Ana Catarina / Ângelo Madureira – Obra: Somtir
- André Vidal / Matheus Nachtergaele – Obra: Gema II
- Cia. Corpos Nômades / João Andreazzi – Obra: Hyperbolikós
- Cia. Mário Nascimento – Obra: Escambo
- Cinthia Kunifas – Obra: Corpo Desconhecido
- Cristina Moura – Obra: I Was Born to Die #1
- Gícia Maria Rocha Amorim – Obra: Fluxion II
- Marta Lúcia de Amorim Soares – Obra: O Banho
- Quik Cia. de Dança – Obra: Dos Tornozelos à Alma
- Thembi Rosa – Obra: A j u n t a m e n t o
- Wagner Schwartz – Obra: A Metáfora da Colheita
Videodança:
- Chico de Paula / Patrícia Werneck – Obra: Dentro do Movimento
- Dafne Michellepis / Kiko Ribeiro – Obra: Pé de Moleque
2006 – 2007
Obras Coreográficas:
- Alex Cassal / Michelle Moura – Obra: Gêmeos
- Anderson Gouvêa / Juliana Moraes – Obra: Um Corpo do Qual Se Desconfia
- Cia Phila 7 – Obra: Op1
- Clara F. Trigo – Obra: Deslimites
- Daniel Fagundes – Obra: Pele Osso Pele
- Daniela Dini – Obra: Alcântara
- Dimenti – Obra: O Poste, a Mulher e o Bambu
- Elisabete Finger – Obra: Amarelo
- Graco Alves – Obra: Magno_Pirol
- Helder Vasconcelos – Obra: Por Si Só
- Helena Bastos / Raul Rachou – Obra: Vapor
- Helena Vieira – Obra: Maria José
- João Fernando Cabral – Obra: Mania de Ser Profundo ou por que Eu Parei de Jogar Futebol?
- Letícia Sekito – Obra: E Eu Disse:
- Luis Ferron – Obra: DeSmuNdOs - Diálogos 01
- Marcela Levi – Obra: In-Organic
- Maurício de Oliveira – Obra: Degelo
- Movasse – Obra: Imagens Deslocadas
- Neto Machado / Stéphany Mattanó – Obra: Solução para Todos os Problemas do Mundo
- Núcleo Artérias
- Roberto Ramos – Obra: Spiro
- Sheila Ribeiro / Josh S. – Obra: Organizador de Carne
- Valéria Vicente – Obra: Pequena Subversão
- Vanilton Lakka – Obra: Outras Partes
- Verônica de Moraes – Obra: Bom de Quebrar
Videodança:
- Alex Cassal / Alice Ripoll / Theo Dubeux – Obra: Jornada ao Umbigo do Mundo
- Amadeu Alban / Jorge Alencar / Matheus Rocha – Obra: Sensações Contrárias
- Celina Portella / Elisa Pessoa – Obra: Passagem
- Cláudia Müller / Valeria Valenzuela – Obra: Fora de Campo
- Karenina de Los Santos / Letícia Nabuco / Marcello Stroppa / Tatiana Gentile – Obra: FF
2009 – 2010
Obras Coreográficas:
- Adriana Banana – Obra: Espaço como Fluxos de Possibilidades
- Andréa Bardawil – Obra: Graça
- Andréa Sales – Obra: Casa
- Bernardo Stumpf – Obra: Jimmy the Jungle Beast
- Carini Pereira, Mickael Ramos, Stéfanie Telles e William Freitas – Obra: Consequência do Som, Dança Contemporânea a Partir do Hip-Hop
- Cia. Suspensa – Obra: Alpendre
- Cia. Vitrola Quântica – Obra: Darkland
- Dani Lima – Obra: Pra Minha Filha
- Daniela Kutschat Hanns – Obra: Espaço como Fluxos de Possibilidades
- Denise Stutz – Obra: Justo uma imagem
- Dyonne Boy – Obra: Eles Vão Ver
- Eduardo Fukushima – Obra: Como Superar o Grande Cansaço
- Francini Barros – Obra: Eles Vão Ver
- Francisco Rider – Obra: Blocorpo
- Gabriela Duvivier e Michel Groisman – Obra: Órgão
- Gustavo Ciríaco – Obra: Eles Vão Ver
- Ignacio Aldunate – Obra: Eles Vão Ver
- João Costa Lima – Obra: O Outro do Outro
- João Saldanha – Obra: Pra Minha Filha
- Karina Collaço – Obra: Espaço como Fluxos de Possibilidades
- Lívia Rangel – Obra: Espaço como Fluxos de Possibilidades
- Lucía Russo Russo – Obra: Eles Vão Ver
- Marcela Levi – Obra: Pra Minha Filha
- Marcos Klann – Obra: O que Antecede a Morte
- Maria das Graças Martins – Obra: Graça
- Marta Soares – Obra: Projeto Coleta de Vestígios
- Milena Codeço – Obra: Eles Vão Ver
- Projeto DR – Obra: Fictícios
- Raul Corrêa – Obra: Espaço como Fluxos de Possibilidades
- Renata Ferreira – Obra: Volátil
- Rodrigo Marçal – Obra: Eles Vão Ver
- Rosa Almeida – Obra: Parte de Mim
- Tatiana Carvalho Costa – Obra: Espaço como Fluxos de Possibilidades
- Thelma Bonavita – Obra: Transformers
- Tuca Pinheiro – Obra: Espaço como Fluxos de Possibilidades
- Wagner Schwartz – Obra: Piranha: Dramaturgia da Migração
Videodança:
- Cândida Monte, Giorgia Conceição e Stéphany Mattanó – Obra: Simpatia Full Time
- Daniela Dini – Obra: Coreografia Procurada
- Gabriela Leite – Obra: Paixão Nacional
- Guilherme PAM – Obra: Possíveis Anatomias em Espaços Borrados
- Jeanne Kieffer – Obra: Possíveis Anatomias em Espaços Borrados
- Lucas Valentim – Obra: Paixão Nacional
- Márcio Nonato – Obra: Paixão Nacional
- Margô Assis – Obra: Possíveis Anatomias em Espaços Borrados
- Roberto Freitas – Obra: Sobre Desejo ou Pequenas Narrativas da Linha
- Victor Lema Riqué – Obra: Coreografia Procurada
2012 – 2014
Desenvolvimento de Pesquisa para Criação:
- Alejandro Ahmed Lamela Adó – Obra: Sobre Expectativas e Promessas
- Cristian M Brasil Duarte – Obra: Bio MASHUP
- Helder de Vasconcelos e Silva – Obra: Foco
- Helena de Castro A. Vieira – Obra: Je Suis une Femme. Je Ne Suis pas un Homme
- Janaína Lobo Gonçalves – Obra: Sotaque e Protetor Solar
- Leonardo França Cordeiro – Obra: Ouriço
- Luciane da Silva – Obra: BAKÔ – a Outra Margem
- Luis Ferron, Daniela Dini e Teo Ponciano – Obra: HTML: HyperText Markup Language
- Maria Zélia Monteiro – Obra: Coreografia do Instante
- Marina Luizovna N. Tenório – Obra: Não-Visíveis-Paisagens
- Micheline Torres de Almeida – Obra: Meu Corpo É Minha Política, Trabalhando Junto, Trabalhando Sozinho – o que É Tudo Isso Afinal?
- Michelle M. Moura – Obra: Feedback, o Movimento Sempre Está Aqui e Lá
- Thembi Rosa Leste, Manuel Guerra, Marcos Moreira, Nelson Soares e Lucas Sander – Obra: Perceptrum – Dançasoftwaresomimagem
Dança para Crianças:
- Airton Tomazzoni, Karenina de Los Santos, Gustavo Finkler, Diego Esteves, Fernanda Boff e Kalisy Cabeda – Obra: Guia Improvável para Corpos Mutantes
- Balangandança Cia./Georgia Lengos – Obra: Ninhos – Performance para Grandes Pequenos
- Elisabete Finger – Obra: Projeto Buraco
- João Vicente e Silva M. Lage – Obra: Liga do Cerrado
- Margaret de Assis, Renata Ferreira, Kenia Dias e Thembi Rosa – Obra: Pistas no Parque! Bichos, Sombras, Bambus
- Suzana Schmidt Viganó – Obra: EmQuanta
Dança para formadores:
- Adriana Leite R. Grechi
- Cia de Idéias/João Fernandes Neto
- Erivelto Viana Pinto
- Jussara Janning Xavier
- Marcelo Evelin de Carvalho
- Marila A. Vellozo
Residência para criadores:
- Beatriz Yamada Sano
- Clarissa Sacchelli Ramos
- Damares Peixoto Barros
- Damares Peixoto Barros
- Glaciel Farias Magalhães
- Hellyson Layo Bulhão
- Paula Ferrão Arruda
Ligações externas
Referências
Itaú Cultural. Rumos Dança. Disponível em: <http://novo.itaucultural.org.br/rumo/danca-4/> Acesso em: 16 de jun. de 2013.
Wikipedia. Itaú Cultural. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ita%C3%BA_Cultural> Acesso em: 17 de jun. de 2013.