Temas de Dança
De Wikidanca
Tabela de conteúdo |
O projeto
O site TEMAS DE DANÇA torna visível e acessível a pesquisa do projeto REESTRUTURANDO HISTÓRIAS DA DANÇA cujo recorte é a dança européia, norte-americana e brasileira a partir dos anos 60. Formalmente desde julho de 2012, o grupo de pesquisa, a partir de leituras e análise de vídeos, vem elaborando critérios que auxiliem a pesquisa em dança, mais especificamente, as relações entre pensamento, história, dança e corpo. A idéia é possibilitar tanto aos profissionais quanto aos estudiosos da dança um arsenal teórico e prático que contribua para a formação, produção e difusão em dança. A necessidade de aprofundamento da pesquisa, teórica e prática, se afirma pela importância de disponibilizar, online, material textual e iconográfico que atenda às especificidades da dança enquanto arte cênica, dependendo da atualização no corpo do material pesquisado. Nesse sentido, a pesquisa procurará sempre levar em conta a especificidade da relação entre dança e história, sua temporalidade própria, fazendo com que a pesquisa prática – investigando técnicas corporais criadas pelos artistas estudados – tenha a mesma importância da pesquisa teórica.
Ações do grupo de pesquisa
- Aglutinar pesquisadores da área de História da Dança, possibilitando a troca, a atualização e o aprofundamento das questões pertinentes à esse campo de estudo. O grupo de pesquisa realizará dois encontros semanais.
- Adquirir material bibliográfico e audio-visual que serão destinados à Biblioteca da Escola Angel Vianna. A bibliografia se comporá tanto de publicações relativas à dança no Brasil e no Exterior quanto de publicações relevantes na área de História Brasileira e Mundial (do período compreendido pela pesquisa) e Filosofia (com ênfase na relação entre corpo e pensamento).
- Pesquisar fontes primárias (entrevistas, programas de espetáculos, registros audiovisuais) sobre a produção artística em dança no Brasil, no período compreendido pela pesquisa, assim como a reunião e leitura de material bibliográfico já publicado a esse respeito. Nessa tarefa contaremos com o apoio de uma assistente de pesquisa uma estudante de graduação em dança.
- Realizar de cursos teórico e prático de iniciação e capacitação em História da Dança no CCO.
- Publicação online. Com artigos produzidos pelas pesquisadoras e por outros pesquisadores convidados.
Contrapartida do Projeto
O projeto REESTRUTURANDO HISTÓRIAS DA DANÇA realizou contrapartida que multiplica o alcance da pesquisa não só publicando seus resultados online, por meio deste site, mas também ajudando a formar um arquivo material, através de doação de livros para futuras pesquisas em lugar estratégico e de fácil acesso ao público interessado (Bliblioteca da Faculdade Angel Vianna e Centro Coreográfico do Rio de Janeiro). Além disso, como maneira de compartilhar dos resultados e metodologias desenvolvidas pela pesquisa, o projeto realizou um curso gratuito no Centro Coreográfico da cidade do Rio de Janeiro destinado não só aos pesquisadores e artistas mas a qualquer público que se interesse.
Sobre a pesquisa Reestruturando Histórias da Dança
O projeto de pesquisa Reestruturando Histórias da Dança, apoiado pelo Fundo de Apoio à Dança 2011, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, visa reunir pesquisadores interessados em construir possibilidades metodológicas para historiografar e discutir temas em Dança, especialmente Dança Contemporânea, buscando ir além de uma história linear ou de arquivo, em consonância com perspectivas historiográficas que vem sendo utilizadas não só nos meios acadêmicos como também por grupos de pesquisadores autônomos de várias partes do mundo.
A pesquisa tem coordenação de Flavia Meireles, artista da Dança, professora de História da Dança, mestranda do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ, e como pesquisadoras a Professora Doutora em Artes Cênicas Giselle Ruiz (UNIRIO, 2010), a Professora Doutora em Artes e Literatura, Mariana Patrício (PUC/RJ,2012) e Sofia César, graduada em Dança pela Faculdade Angel Vianna.
Participantes do Projeto
Flavia Meireles pesquisadora
artista e mestranda em Artes Visuais na EBA/UFRJ. Cria seus próprios trabalhos (Trabalho para Comer – FADA 2012, Sem nome, todos os usos – Prêmio Klauss Vianna 2008) e colaborou artisticamente com Paulo Caldas, João Saldanha, Marcela Levi, Gustavo Ciríaco e Micheline Torres. Esteve como artista-residente no Centre International des Récollets (Paris, 2010). Produziu os eventos “Uma noite com Yvonne Rainer e amigos” (2009), ABI PENSA A DANÇA (2011), Práticas do comum (2011) e Ciclo de Encontros: a Dança Carioca no Centro Coreográfico do Rio deJaneiro (2012). Como pesquisadora em dança coordena o projeto “Reestruturando Histórias da Dança” (Fundo e Apoio à Dança 2011).
Giselle Ruiz pesquisadora
jornalista, bailarina, professora e pesquisadora. No Brasil, estudou dança clássica com Berta Rosanova, Eugenia Feodorova, Tatiana Leskova e Angel Vianna. Em Nova York, cursou especializaçào no American Ballet Theatre e no Joffrey Ballet. Nos anos 80, participou como bailarina do Movimento das Companhias Independentes de Dança do Rio de Janeiro, integrando os grupos de Angel, Carlos Afonso e Roberto Anderson. Apresentou trabalhos-solo nas Mostras de Novos Coreógrafos do Rioarte e no Festival de Dança Contemporânea da UFBA. No Rio, é professora da Escola de Dança e do Curso de Teatro da UniverCidade e dirige o Estúdio Giselle Ruiz, espaço dedicado a cursos livres na área da Educaçào Somática. Doutora em Artes Cênicas (UNIRIO, 2010) com Estágio PDEE/CAPES no Departamento de Estudos da Performance da Universidade de Nova York e orientaçào de Diana Taylor, foi contemplada com a bolsa PRODOC/CAPES de pesquisa junto ao PPGAV – EBA/UFRJ, onde vem lecionando disciplinas para Mestrado e Doutorado. Em 2013 terá publicados os livros: “Graciela e Grupo Coringa: a Dança Contemporânea Carioca dos anos 70/80″ e ”Arte/Cultura em trânsito: o MAM/RJ na década de 70″, com prefácio de Beatriz Rezende, através de apoio APQ3 – FAPERJ e CAPES – PRODOC 2010. Vem participando das atividades do Instituto Hemisférico de Performance e Politica das Américas no Brasil e no exterior.
Mariana Patrício pesquisadora
doutora pelo Departamento de Literatura, Cultura e Contemporaneidade na PUC-RIO com estágio doutoral na Universidade Paris 7. Co- Autora do Livro “Veredas Argentinas:ensaios às margens da Literatura” (7 letras, 2009). É professora de dança flamenca desde 2009. Em 2012 fez a dramaturgia de Trabalho para Comer com direção de Flavia Meireles.
Sofia Caesar assistente de pesquisa
graduada em dança contemporânea pela Faculdade Angel Vianna. Cursou desenho industrial na ESDI, UERJ. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Programa de Aprofundamento. Foi contemplada com a residência ROAD, através do Capacete e da Funarte, realizada em 2012. Desenvolve trabalhos entre a dança contemporânea e as artes visuais, propondo armadilhas para o corpo, situações coreográficas, vídeos e instalações. Sua pesquisa surgiu com a tentativa de capturar movimentos fugidios; tentativa que, por ser fadada ao fracasso, gera inevitáveis desvios. Seus primeiros trabalhos apontam mundos, corpos, movimentos e coreografias, possíveis somente através da edição, na esfera do vídeo. Exposições recentes: Transperformance 2 (Oi Futuro, 2012, RJ) ROAD/Material Bruto (Dança no Andar de Cima, 2012, Fortaleza, CE) Exposição- ocupação-apresentação ROAD (CCBNB, 2012, Fortaleza- CE) Novíssimos (Galeria Ibeu, 2012, Rio de Janeiro, RJ) Linha Aparente (Galeria Sérgio Gonçalves, 2012, RJ) Prêmio EDP das Artes (Instituto Tomie Ohtake, 2012, SP) 63° Salão de Abril (2012, Fortaleza – CE) Abre Alas 8 (A Gentil Carioca, 2012, RJ) Corpo Incógnito: água viva (Galeria Amarelonegro, 2011, RJ)
[[Bárbara Fontana]] diretora de produção
artista cênica e produtora. Bacharel em Comunicação Social (2009), estudou dança-teatro na Università Degli Studi Roma Tre (2002) e Artes do Corpo na PUC-SP (2003). Em 2010, iniciou sua investigação sobre silêncio e voz na cena, no Instituto de Artes da Unicamp, com os professores Cassiano Quilici e Mario Santana. Estudou voz com Julia Valey, integrante do Odin Teatret, interpretação para cinema com Fátima Toledo, viewpoints e método Suzuki com Donnie Mather e interpretação e expressão vocal com Maria do Carmo Bauer. Como intérprete e criadora, trabalhou no teatro, dança e cinema com os diretores Chico Cabrera, Paula Goldman, Vladimir Capella, Ariel Moshe, Fátima Toledo. Por 4 anos, esteve à frente da produção do programa Café Filosófico (TV Cultura/SP), da CPFL Cultura, e hoje atua como produtora autônoma e intérprete em projetos de dança, teatro e artes plásticas – no Rio de Janeiro e em São Paulo.