Vila das Artes

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza que abriga a Escola Pública de Dança, onde é oferecida formação teórica e prática para profissionais da área, e onde também é pensada a inserção da dança no contexto escolar. É um espaço voltado para formação, produção, pesquisa, e difusão das artes. Localizado no antigo casarão da família Leite Barbosa Pinheiro, projetado em 1954, pelo arquiteto Jaime Vieira, foi desapropriado em dezembro de 2005 pela Prefeitura e requalificado á luz de seu desenho original, e abriga o primeiro dos três blocos previstos para o projeto. Nele funcionam além da Escola Pública de Dança e Audiovisual, um Núcleo de Produção Digital, uma Biblioteca, um Laboratório de Mídias Interativas, um Cinema e uma Videoteca, além de auditório e sala de dança. O espaço oferece gratuitamente diferentes cursos e atividades, entre elas, debates, encontros e intervenções artísticas. Outra edificação que compõem a Vila das Artes é o histórico palacete do Barão de Camocim, construído em 1880, que abrigará outros espaços e atividades culturais.


Vila Das Artes.jpg



Tabela de conteúdo

Escola Pública de Dança

Dançando na Escola

O programa é voltado para o ensino de dança nas escolas da rede municipal, a fim de contribuir para a formação de futuros profissionais. Propõe a implementação de processos formativos em dança em vinte escolas municipais de ensino formal de Fortaleza e região metropolitana, proporcionando a iniciação em dança para alunos entre 7 (sete) e 11 (onze) anos de idade. O ideal é que as escolas sejam equipadas para oferecer aos estudantes salas adequadas para a prática de dança. Pelo menos 1.200 crianças da rede pública serão contempladas.

Dançando na Escola.jpg

Escola que recebe o projeto Dançando na Escola.


Dança e Pensamento

O Curso de Extensão em Dança e Pensamento teve inicio em Outubro de 2007. É uma parceria como a Universidade Federal do Ceará. Teve como ideia inicial aprofundar questões relativas ao fazer artístico, a reflexão e a construção do pensamento em torno da linguagem cênica, a crítica, e a história. O curso teve duração de dois anos e contou com 43 alunos, e 18 módulos que totalizam 360 h/aula. Passaram pelo curso pesquisadores como o filósofo português José Gil, um dos maiores pensadores da contemporaneidade.


Programa Aulas Abertas

O programa Aulas Abertas destina-se ao aperfeiçoamento técnico-corporal de profissionais. As aulas são direcionadas a profissionais de dança, e são ministradas mensalmente por professores locais, já reconhecidos na área, e também por profissionais de outros estados. O programa é constituído por módulos que duram normalmente duas semanas, e abordam técnicas como, Balé Clássico, Dança Flamenca, Dança Contemporânea, Dança de Rua, Dança Popular Tradicional e Balé para homens.


Ocupação da Sala de Dança

O Edital de Ocupação da sala de dança da Vila das Artes possibilita o empréstimo da sala de dança para ensaio de companhias e a realização de residências coreográfica, contemplando profissionais de dança sem espaço para atuarem, e apoiando a criação artística.


Informações:

A Vila das Artes fica na Rua 24 de Maio, 1221, Centro | Fortaleza | Ceará - Cep: 60020001. Telefones: (85) 3252-1444 | 3105-1404 | 3105-1402 | 3105-1410.
escoladeaudiovisualdefortaleza@gmail.com |escoladedancadefortaleza@gmail.com |npdfortaleza@gmail.com |comunicacaoviladasartes@gmail.com|
www.facebook.com/viladasartesfortaleza |www.twitter.com/viladasartes

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home