LiDança - IFB
De Wikidanca
(Primeira parte sobre a Licenciatura)
Edição posterior →
Edição de 16h10min de 30 de setembro de 2011
Apelidada por seus alunos e professores como Lidança, a Licenciatura em Dança do Instituto Federal de BrasÃlia (IFB) , pauta sua proposta de ensino no tripé arte-ciência-tecnologia, e é um dos poucos cursos de Ensino Superior oferecido pelo Instituto Federal de BrasÃlia, sendo o único ofertado, até o momento, no Campus BrasÃlia. A primeira turma a ingressar no curso, após processo seletivo (vestibular e prova de habilidades especÃficas), começou suas atividade em agosto de 2010,e tem sua conclusão prevista para Julho de 2014. O IFB oficialmente graduará assim sua 1ª turma de Licenciados em Dança.
A Lidança é um marco na região pois vem a ser a pioneira das Licenciaturas em Dança por a primeira a ser criada não só em BrasÃlia, como em todo o Centro-Oeste. Seu pouco tempo de criação a deixa ainda no desconhecimento por ser um curso recente, por estar situada distante do já conhecido eixo-cultural do Brasil, e por pertencer a uma instituição também muito nova que ainda está em fase de criação, mas que por isso mesmo merece ser citada e divulgada nos ambientes destinados à Dança e assim ganhar visibilidade, fazer-se ver e conhecer.
A criação deste curso não veio apenas em um momento oportuno diante do crescente espaço que tem se aberto para a dança em BrasÃlia, mas também é uma resposta à crescente demanda por profissionais qualificados, que tenham conhecimento técnico, artÃstico, pedagógico e que possuam senso critico desenvolvido e experiência comprovada em sua área de atuação. O mercado de ensino de dança está em expansão no Brasil e a região Centro-Oeste, mais especificamente, sentia falta de profissionais habilitados para atuação no âmbito da educação escolar básica.
Possui uma matriz curricular extensa que passa por três eixos principais: A prática de ensino; as unidades especÃficas e mais diretamente relacionadas à Dança como as de técnicas (Clássica, Moderna e Contemporânea, Improvisação e Contato e Improvisação), as de composição coreográfica, Técnicas de pesquisa em Dança, Laboratório de Composição, entre outras e há ainda nesse eixo as mais direcionadas ao suporte ao ensino de Dança; e por último, no terceiro eixo, estão as unidades complementares, básicas ou especÃficas mas que estão mais voltadas à outra área de conhecimento como Anatomia, Cinesiologia, Leitura e Produção de Textos, Fundamentos da Música, LÃbras. Estes são alguns exemplos das unidades curriculares que constituem a matriz do curso.