Associação Cultural Dança Minas

De Wikidanca

Edição feita às 20h54min de 22 de setembro de 2011 por Wikidança (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Criada em 2003 com o objetivo de fortalecer a dança profissional e viabilizar mecanismos de incentivo às produções em Minas Gerais, artistas e profissionais da dança se uniram para estreitar um diálogo com as Secretarias Estadual e Municipal de Cultural na construção de políticas públicas que contemplem a multiplicidade do setor em Minas. Já foi presidida por Adriana Banana, Marjorie Ann Quast, Baby Mesquita e atualmente, por Cristina Machado.


A primeira ação dos fundadores da ACDM, em 2004, foi viabilizar a apresentação de seis grupos e artistas associados na 30ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Belo Horizonte/MG[1] em parceria com a Casa do Conde em BH.


No final de 2004, realizou-se o Fórum Técnico “Cultura: Política e Financiamento” uma iniciativa da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Nele foi criada a Comissão de Representação do Fórum Técnico, onde a Associação Dança Minas se fez presente na análise das propostas, acompanhando o processo até à Conferência Estadual de Cultura, subsidiando o grupo Economia da Cultura. Ainda integrando a comissão de Representação do Fórum Técnico, a Associação Cultural Dança Minas se faz presente nas diversas audiências públicas de assuntos ligados à cultura.


A associação participou ativamente na constituição da Câmara Setorial de Dança, através da criação de um grupo virtual de discussão, repassando documentos, organizando,participando e registrando reuniões, divulgando e indicando representantes para as conferências virtuais, subsidiando a análise de documentos e de sugestões, organizando reuniões entre os representantes da dança nas Câmaras Setoriais, os congregando a Associação Cultural Dança Minas, a Unidança, grupos, bailarinos e artistas independentes de Belo Horizonte e do interior, fortalecendo a participação do bailarino Rui Moreira e da produtora cultural Jacqueline de Castro como representantes civis de Minas Gerais.


No que tange às Conferências de Cultura, se fez presente em todas, desde as regionais, tendo sido Regina Moura, associada ao Dança Minas, delegada nas conferências municipal, estadual e nacional. Vem trazendo a Belo Horizonte curadores do Brasil e do Exterior, entre eles: Simone Avancini (SESC SP)[2] Guy Darmet, de Lyon, Julia Gomes, SP (Berlin Move) entre vários outros.


No decorrer de sua trajetória, torna-se presente apresentando indicações para as comissões de avaliação de projetos como no Projeto Estímulo à montagem de espetáculos de dança da Fundação Clovis Salgado[3], e Fundo Municipal de Cultura [4].


Seus associados apoiam-se mutuamente na construção de um cenário que vem se enriquecendo através do Espaço Ambiente, da Associação Cultural Mimulus, do projeto Um e Dois na dança, no projeto Verão Arte Contemporâneo[5] e na Campanha de Popularização de Teatro e Dança.


Em 2008, a ACDM planejou e executou o projeto Encontros com recursos do Fundo Estadual de Cultura, visando socializar o conhecimento. Como resultado desse projeto, dentre outros, o quadro de associados se fortalece. A Associação Cultural Dança Minas conta atualmente com 30 associados.


Referências:

Blog da Cia – Acessado em 07 de Março de 2011.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home