Andréa Bergallo

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Andréa Bergallo

Acervo pessoal.

Tabela de conteúdo

Apresentação

Andréa Bergallo Snizek é bailarina, pesquisadora do movimento, professora efetiva do Curso de Dança da UFV – Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais.

Idealizadora da Cia NECC, na escola de dança Angel vianna, e do Seminário Argumentos do Corpo, no Curso de Dança da UFV, Andréa nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 09 de junho de 1963 1.




1 Andréa Bergallo Snizek – Entrevista cedida à autora em 27 de janeiro de 2012.


Formação e Carreira

Desde pequena Andréa 2 (2012) demonstrou aptidão para as artes, brincava de dançar, de vestir fantasias, inventava histórias. Aos 07 anos, sua mãe incentivou seus primeiros passos na dança, a levando para uma escola de dança em Uruguaiana, Rio Grande do Sul, onde teve aulas de balé com o argentino Alexander Sidorof até os 10 anos de idade.

Em Florianópolis, Santa Catarina, fez aulas de Ginástica Rítmica Desportiva, cursos de verão com Jorge Rodrigues, bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, quem lhe aplicou a técnica Barra Solo, também fez aulas de balé clássico com Bila D’Ávila Coimbra, Jazz e Dança Moderna com Sandra Meyer, com a qual ganhou vários prêmios nos Festivais de Dança de Joinville, Santa Catarina. Graduou-se em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (SNIZEK, 2012).

Também neste período fez audição e entrou para a Escola de Dança Balé Teatro Guaíra, onde permaneceu por pouquíssimo tempo, mas que permitiu o encontro com Paulinho Buarque (SNIZEK, 2012).

Mudou-se para a capital carioca, onde continuou seus estudos em dança, fazendo aulas com renomados bailarinos, tais como, Tatiana Leskova, Laudo Lotufo, Flávio Sampaio, Ana Christina Maguê, Jorge Rodrigues, Ruth Amarante, Lurdes Bastos (SNIZEK, 2012).

No início dos anos 90, foi bailarina, professora e ensaiadora do Balé Contemporâneo do Rio de Janeiro, sob a direção do coreógrafo Fábio de Melo, onde permaneceu por 03 anos, conquistando prêmios e participando de inúmeras turnês (SNIZEK, 2012).

Ainda no Rio de Janeiro, Andréa desenvolveu trabalhos com Ana Botafogo, Carlota Portella, Andréia Maciel, e Hugo Dela Valle (SNIZEK, 2012).

Em 1996, recebeu o convite para dar aulas de dança na UniverCidade/RJ, fato que marcou o início de sua trajetória acadêmica como professora, e onde trabalhou até o ano de 2004 (SNIZEK, 2012).

Em 1997, entrou para o Balé Ana Vitória Dança Contemporânea, no qual permaneceu por 09 anos. Neste período comenta sobre seus desafios e afinidades com a técnica de Ana Vitória, o que a instigou muito a realizar trabalhos independentes. Participou de várias edições do Solos de Dança do SESC – Rio de Janeiro (SNIZEK, 2012).


Andréa Bergallo - Pés

Espetáculo Pés. Solos de Dança do SESC, 2007.

Acervo pessoal.


Em 2001, ingressou como docente na Escola de Dança Angel vianna, onde criou a Cia NECC, e deu à luz o que hoje é o Programa Argumentos do Corpo, que tem como principal atividade o Seminário Argumentos do Corpo, realizado na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais (SNIZEK, 2012).

Também na área acadêmica trabalhou por 02 anos, 2005 a 2007, como professora substituta no Curso de Dança da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (SNIZEK, 2012).

Em 2009, Andréa (2012) deixa a Escola de Dança Angel vianna, no Rio de Janeiro, e no ano seguinte muda-se para Viçosa, onde foi aprovada em primeiro lugar no concurso para professor efetivo no Curso de Dança da UFV, e no qual permanece até os dias de hoje.




2 Andréa Bergallo Snizek – Entrevista cedida à autora em 27 de janeiro de 2012.


Ver também

Currículo Lattes Currículo Lattes Andréa Bergallo

Curso de Dança da UFV

Seminário Argumentos do Corpo


Referências

Andréa Bergallo Snizek – Entrevista cedida à autora em 27 de janeiro de 2012.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home