João Carlos Ramos

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

O carioca João Carlos Ramos cursou dança contemporânea com Graciela Figueroa, Michel Robin, Regina Ferraz e Débora Growald; ginástica harmônica com Carlos Afonso; Gilberto Motta e Regina Miranda, coreografia e dança de salão com Jaime Arôxa.

Depois de realizar os trabalhos "Obra Aluna" com Graziela Figueroa, em 1982, "Yorimatã" com Vera Lopes em 1983 e da premiação na Mostra Novos Coreógrafos e 1984, foi convidado por Márcio Galvão para fazer parte de um projeto do Circo Voador que intentava criar Companhias Aéreas de Teatro, que chegou a produzir alguns espetáculos, a de canto coral, que logo morreu por falta de condições adequadas e a de dança, cuja formação e direção eram de sua responsabilidade.
Anos depois, a Cia. Aérea de Dança se desligou do Circo Voador e criou sua sede própria, pois a proposta do Circo Voador não se enquadrava mais nos desejos da Cia.

No início de 1996 criou a João Dança e Cia., em São Paulo e, no fim do mesmo ano, teve fim a Academia da Cia. Aérea de Dança, no Rio de Janeiro.

João Carlos Gomes realizou um trabalho que se tornou referência no país. Dançou as coreografias Obra Aluna, Yorimatã, O Bolero e Mistura e Manda, todas coreografias que ficaram famosas.

No comando da Cia. Aérea de Dança, realizou  a coreografia da abertura da novela Salsa e Merengue, da Rede Globo, com uma nova proposta de dança independentemente do título, além coreografias para peças e musicais como Fica Comigo Esta noite, ARN, da Intrépida Trupe, e Brasil Brasileiro, de Cláudio Segovia - apresentado em Paris, Lyon, Barcelona, Londres e Emirados Árabes. Também coreografou shows e videoclipes de Jorge Bem Jor, Lulu Santos, Zeca Pagodinho e Paulo Moura. Entre os trabalhos no exterior destacam-se Gira, no Carreau du Temple, em Paris, Ano Brasil/França 2005, Samba-Dança Gafieira e coisa e tal... no Haus der Kulturen der Welt, em Berlim, no Festival In-Transit (2004), Mistura e Manda no festival Printemps des Comédiens (2003), em Montpellier, e Summer Dance Festival (2001) - Lincoln Center Square, em Nova York.

Citações sobre João e seu trabalho

"A Cia. Aérea de Dança consegue vôos coreográficos que evidenciam o talento de João Carlos."
(Jaime Arôxa)
"João Carlos Ramos tem a ousadia de coreografar aquilo que é instintivo e espontâneo - e é essa tentativa (eu diria mesmo esse sonho) que faz grande passagem do meramente folclórico para o artístico. Da chama inconsciente para o ato cultural."
(Aldir Blanc)
"A Cia. Aérea de Dança é uma mistura fina da melhor dança popular com um modo vibrante de inventar no rumo do moderno, do novo. Tem gosto de Brasil com a universalidade que só a arte pode dar. Vendo o grupo a gente dança por dentro."
(Herbert de Souza - Betinho)

"Sedução de João Carlos Ramos, dá vontade de sair dançando do teatro”. 

(Luiz Sorel - Crítico de dança - Jornal O Globo)


Fonte

Blog da Companhia

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home