AQUECER PARA ALONGAR

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

A x a.jpg



Tabela de conteúdo

Porque aquecer:

Aquecimento é uma sequencia de exercícios repetidos que tem como objetivo aumentar a circulação sanguínea, a temperatura corporal e muscular. O aumento da temperatura resulta em uma redução da resistência elástica. A musculatura, os ligamentos e os tendões tornam-se mais flexíveis. As articulações passam a produzir mais líquido sinovial (o líquido que fica dentro das articulações), tornando-se mais resistentes à pressão e a força. Especialmente em movimentos de impacto.

É importante que os exercícios de aquecimento escolhidos para o inicio da aula tenham semelhança com os que serão executados na atividade posterior.

O aquecimento pode ser específico para uma determinada modalidade. Este tipo de aquecimento deve ser feito após um aquecimento geral. Os exercícios devem utilizar a musculatura exigida na atividade que será feita em seguida. Com exercícios direcionados aos principais grupos musculares da atividade, há um redirecionamento sanguíneo para estas regiões, tornando-as mais irrigadas e supridas de oxigênio. Caso para esta modalidade o alongamento venha a ser requisitado, ele deve ser feito após o aquecimento específico.

O aquecimento reduz o potencial de lesões.


Porque alongar:

Alongamento é uma sequencia de exercícios que deve ser executada de forma lenta e tem como objetivo, a elasticidade máxima do músculo dentro do limite da articulação. Por meio do alongamento pode-se obter uma melhora na resistência, no desempenho, no alongamento muscular e o aumento da mobilidade das articulações.

A flexibilidade tem grande importância para melhorar o desempenho na pratica de atividades corporais, na correção postural. Todo exercício de alongamento melhora a flexibilidade. Alongar-se, portanto, é de fundamental importância para a diminuição da rigidez e encurtamento muscular e condições limitantes dos movimentos.

Auxilia na correção postural ao liberar pontos de tensão, permitindo assim maior amplitude de movimentos e impedindo compensações musculares. Reduzindo assim as chances de distensões musculares.


Aquecimento introdução para o alongamento

Somente quando o corpo já está aquecido, ele torna-se mais flexível e elástico. Depois dessa fase pode-se fazer alongamentos.

O aquecimento não deve ser substituído pelo alongamento. Na realidade para se fazer um alongamento é necessário aquecer o corpo primeiro, pois forçar ou estressar a musculatura, tentar conquistar amplitude articular, sem um preparo antecipado correto pode causar contraturas e distensões musculares ,traumas articulares, ou mesmo lesões graves.

Um mesmo movimento pode ser utilizado para aquecer ou alongar, o que determina a diferença, é a maneira como ele é executado, por exemplo: girar os braços com uma dinâmica rápida é um aquecimento; girar os braços de forma lenta tentando esticá-los para fora cada vez mais é um alongamento.



3alongamento.jpg


Assuntos relacionados: O Alongamento na Dança e O Aquecimento na Dança


Bibliografia

FERNANDES, André; TEIXEIRA, Adriana. Cinesiologia do alongamento. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

FOX, E. L.; MATHEWS, D. K. Fisiologia Básica. Filadélfia: Saúdes College Publishing, 1981.

WEINECK, J. Biologia do esporte. São Paulo: Ed. Manole, 1991.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home