Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas
De Wikidanca
"O Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas, o qual coordeno desde 2004, tem sido um outro espaço que promove esse trânsito entre as comunidades e os campos de conhecimento. O GP Poética, como normalmente é chamado, tem uma ampla e dinâmica atuação e conta com a participação de artistas e pesquisadores de diversas áreas promovendo a articulação de pós-graduandos, graduandos e comunidade artística em geral. Os projetos do GP Poética têm contribuido para o crescimento e fortalecimento das artes mediadas pela tecnologias, principalmente no estado da Bahia."(Ivani Santana, retirado do site www.ivanisantana.net)
Tabela de conteúdo |
Histórico
Criado em 2004 e certificado pela Universidade Federal da Bahia e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas promove uma série de atividades como grupos de estudos, núcleos de criação artística, festivais e eventos artísticos e científicos, dentre outros. O grupo abriga, orienta, fomenta e difunde projetos de graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e artistas em geral interessados nesse campo de atuação.
Coordenadores: Ivani Santana e Cristiano Figueiró Produção Cultural: Jacson do Espírito Santo
Objetivos
- desenvolver pesquisas no campo das artes contemporâneas voltadas para a mediação tecnológica;
- estabelecer um espaço de articulação entre as artes e as outras áreas de conhecimento.
- promover a reflexão, investigação e produção de obras artísticas em interação com as novas tecnologias e possibilitar o desenvolvimento e o aprofundamento teórico, conceitual, técnico e artístico transdisciplinar.
Linhas de Pesquisa
- Corpo e Mediação Tecnológica
- Criação Audiovisual Interativa
- Corpo Cognição
Imagem retirada da website do Grupo Poéticas Tecnológicas
Projetos
O GP Poéticas é um espaço acadêmico, criado dentro de um ambiente universitário, que garante o desenvolvimento de pesquisa e criação para os estudos de corpo e mediação tecnológica. Criado pela professora e artista Ivani Santana, o grupo, que é também registrado no CNPq, disponibiliza uma estrutura física e orçamentária que muitas vezes falta para esse tipo de pesquisa no Brasil. O espaço acadêmico acaba por ser um espaço de experimentação, onde a tecnologia necessária para estas experiências está presente. O intercâmbio com outras áreas de saberes e a interdisciplinaridade facilitam o desenvolvimento de projetos, realização de eventos e criação de obras. Santana fala um pouco da linha conceitual que guia sua pesquisa:
"Para poder analisar e refletir sobre as experiências estéticas da Cultura Digital e das minhas criações em dança com mediação tecnológica utilizo as teorias e conceitos advindos das Ciências Cognitivas, mais especificamente daquelas relacionadas à “Embodied Perspective” (Varela, Maturana, Nöe, Gallagher, Clark, etc.)."
Imagem retirada da website do Grupo Poéticas Tecnológicas
Um dos motivos da criação do grupo pela pesquisadora e artista Ivani Santana foi dar espaço de continuação para uma ação que faz parte de seu histórico pessoal, o intercâmbio entre pesquisa artística e acadêmica.
MAPA D2
Mapa e Programa de Artes em Dança (e performance) Digital, MAPA D2, é uma comunidade virtual, online, de acesso irrestrito e tem como meta principal o intercâmbio e a difusão de conhecimento no campo da arte contemporânea, mais especificamente no campo das artes cênicas que se relacionam com as novas tecnologias digitais.
Grupo de Trabalho em Midias Digitais e Artes
O GTMDA tem como foco principal oferecer formas mais avançadas para Interação Humano-Computador, as quais permitam o entrelaçamento de agentes humanos e sintéticos em espaços midiáticos compartilhados e distribuídos, em tempo real, através de redes de computadores de alta velocidade e com grande volume de informação. Essa convergência de Arte e Tecnologia é uma área que emerge da tensão criada pela confluência entre a Arte e as novas mídias digitais, investigando como acontece essa nova forma de pensar e fazer Arte com suporte tecnológico.
XPTA-Lab Natalnet
Laboratório de Excelência em Desenvolvimento de Aplicativos para Produção, Edição e Difusão de Conteúdos Audiovisual pela Internet e TV Digital
Propomos o desenvolvimento de um arcabouço de técnicas edição e difusão de conteúdos culturais audiovisuais, em formatos dos mais diversos, compatibilizando para que sejam acessíveis pelos mais diversos meios, tais como difusão pela Internet, em TV (Digital), computadores, celulares e outros dispositivos de exibição.
Ver Também