Companhia de Dança da Cidade
De Wikidanca
(Criou página com '--~~~~ Arquivo:Cia.Cidade.jpg Crédito: Rodrigo Buas Dedicada a repertórios de dança moderna e contemporânea do Brasil, a Companhia de Dança da Cidade, vincu...')
Edição posterior →
Edição de 18h58min de 19 de agosto de 2011
--Luanabezerra 15h58min de 19 de agosto de 2011 (BRT)
Crédito: Rodrigo Buas
Dedicada a repertórios de dança moderna e contemporânea do Brasil, a Companhia de Dança da Cidade, vinculada ao Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) atua como espaço de investigação e apresenta uma parte da história da dança da cidade do Rio de Janeiro.
Tabela de conteúdo |
HISTÓRIA
A Companhia de Dança da Cidade, foi criada em 2003 pelo professor e então coordenador do Curso de Licenciatura da UniverCidade Roberto Pereira, que convidou Marise Reis para direção artística desde a sua fundação. A idéia desde o início foi aliar o sentido de pesquisa, que está diretamente associado à instituição de ensino, com um projeto artístico, remapeando o percurso da dança no Rio de Janeiro.
A Companhia conta com a participação dos alunos do curso de Dança da UniverCidade, selecionados através de audição, com banca examinatória composta pelo corpo docente. É formada por oito alunos, que recebem bolsas de estudo, além de dois estagiários.
No ano de 2005, a Companhia apresentou o espetáculo Danças de Isadora, um trabalho em conjunto com a coreógrafa Marília de Andrade, no Salão Nobre do Centro Cultural da Justiça Federal, no qual foram apresentadas as coreografias da grande artista americana Isadora Duncan.
Em 2009, a Companhia fez sua 1ª viagem internacional, se apresentando no MoveBerlim. Já dançaram em vários festivais, e em diferentes cidades brasileiras. Em 2010 podemos destacar o Festival Panorama de dança, onde apresentaram em sua programação, e também no projeto Entrando na Dança – em teatros da Zona Norte e Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Crédito:Mauro Cury
Em seu primeiro espetáculo, Repertório Carioca nº 1, que estreou em agosto de 2004, no Teatro UniverCidade, foram escolhidas quatro peças:
Suíte Barroca – de Nina Verchinina (remontagem inédita) (1973)
Catar – de Lia Rodrigues e João Saldanha (1987)
Dança de III – de João Saldanha (1994)
Valises – de Ana Vitória Freire (1996)
Com estréia em novembro de 2005, também no Teatro UniverCidade, Repertório Dois, o segundo espetáculo da Companhia, contou com as remontagens das obras:
45 movimentos, Haydn (1976) e 3 minutos com a realidade (1980) – de Graciela Figueroa
Ostinato – de Paulo Caldas (1993-1996)
Fuga, quasi libera – de Sônia Mota (1985)
Boxe – de Renata Melo (1985)
Minha América (dois extratos) – de Carlota Portella (1985)
A companhia ainda remontou:
Serenata do adeus - de Arnaldo Alvarenga e Lydia Del Picchia (1985)
Busca, Opus 39 - de Sônia Mota (1985)
Valsa Volúpia - de Ana Maria Mondini (1988)
Minha Vida (1981) e Concert in F (1982) - de Lourdes Bastos
Sentinela - de Regina Sauer (1983)
Dueto de Raízes - de Jair Moraes (1983)
“...Longe de tornar-se somente depósito de recordações, levando erroneamente a um sentido de resgate, a Companhia de Dança da Cidade constrói no presente a história da dança carioca. Uma história que, felizmente, pode assim ser compartilhada e construída por todos.”
Beatriz Cerbino
FONTE
http://www.univercidade.br/uc/cursos/graduacao/danca/companhia/index.asp
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,4207775,00.html
VÍDEOS RELACIONADOS
http://www.youtube.com/watch?v=CuSnQ58wd1M - Projeto Entrando na Dança (Festival Panorama/ 2010)
LINK EXTERNO
Site da UniverCidade [1]