Fátima Wachowicz

De Wikidanca

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
(Apresentação)
(Formação e Carreira)
Linha 16: Linha 16:
==Formação e Carreira==
==Formação e Carreira==
 +
Bisneta de imigrantes alemães, italianos, poloneses e portugueses. Seu avô materno, Aldo Krieger, foi um renomado compositor e maestro catarinense. Após seu falecimento, a família fundou o Instituto Aldo Krieger [http://www.iak.org.br IAK], em Brusque, Santa Catarina.
-
Influenciados pelo avô, Aldo Krieger, todos os filhos e netos da família estudaram música. Assim, aos 05 anos, Fátima<sup>2</sup>(2012) iniciou seus estudos em flauta e violoncelo, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, que findaram aos 12 anos, quando resolveu frequentar aulas de dança por influência de uma prima. Foi então que deu seus primeiros passos na dança, fazendo aulas de balé, técnica de [[Martha Graham]] e jazz, no Studio [[Rita Pavão]]. Destaque para [[Ana Kfouri]] e [[Rita Pavão]], respectivamente professoras de balé e dança moderna.
+
Influenciados pelo avô, todos os filhos e netos da família estudaram música. Assim, aos 05 anos, Fátima<sup>2</sup>(2012) iniciou seus estudos em flauta e violoncelo, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, que findaram aos 12 anos, quando resolveu frequentar aulas de dança por influência de uma prima. Foi então que deu seus primeiros passos na dança, fazendo aulas de balé, técnica de [[Martha Graham]] e jazz, no Studio [[Rita Pavão]]. Destaque para [[Ana Kfouri]] e [[Rita Pavão]], respectivamente suas primeiras professoras de balé e dança moderna.
-
Aos 14 anos, entrou para Escola de Dança [[Balé Teatro Guaíra]], onde teve aulas de balé no método Vaganova. Destaque para [[Paulinho Buarque]] (WACHOWICZ, 2012).
+
Aos 14 anos, entrou para Escola de Dança [[Balé Teatro Guaíra]], onde teve aulas de balé no método Vaganova com Paulo Buarque. No ano seguinte, começou a dar aulas de dança moderna, para adultos, e balé para crianças, na Gestual Escola de Dança. Aos 17 anos, ingressou no [[Curso de Dança da UniverCidade]], Rio de Janeiro.
-
No ano seguinte, começou a dar aulas de dança moderna, para adultos, e balé para crianças, na Gestual Escola de Dança(WACHOWICZ, 2012).
+
Passados dois anos de curso, é aprovada na seleção para o Curso de Formação de Atores da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras- RJ).  Destaca a montagem “Mambembe”(1999), realizada como conclusão do curso, dirigida pelo diretor Amir Haddad, uma das principais referências do teatro brasileiro e diretor do Grupo Tá Na Rua, no Rio de Janeiro. A vivência e aprendizado com Amir teve grande importância em sua formação.
-
Aos 17 anos, ingressou no [[Curso de Dança da UniverCidade]], Rio de Janeiro, coordenado na época por Dalal Achcar. Lembra da difícil adaptação ao método ''Royal'' de balé clássico, e das ótimas aulas de Sapateado Americano e Flamenco(WACHOWICZ, 2012).
+
Concluído o curso técnico de teatro, após três anos de formação, continua trabalhando com Amir Haddad, por mais três anos. Neste mesmo período, volta a dar aulas de dança, e é contratada como produtora cultural pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, onde permaneceu por 06 anos. Também neste período, foi contemplada com uma bolsa de estudos pelo Goethe-Institut/Rio de Janeiro, onde ficou por três meses na cidade de Mannheim, Alemanha, estudando o idioma alemão. (WACHOWICZ, 2012).
-
Passados dois anos de curso, Fátima (2012) resolve fazer inscrição para a Escola de Teatro da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), e é aprovada na seleção. Decide, então, trancar o curso de dança e iniciar o curso técnico de teatro, com enfoque na formação do ator. Destaca a montagem “Mambembe”, realizada como conclusão do curso, dirigida pelo diretor Amir Haddad, uma das principais referências do teatro de rua brasileiro. A vivência e aprendizado com Amir teve grande importância em sua formação.
+
Após sua saída do MAM/RJ, voltou a dar aulas de dança, fez comerciais, teatro infantil e tornou-se responsável pela preparação corporal no Curso Livre de Teatro Estação Cantareira, em Niterói, Rio de Janeiro. Deparou-se, então, com a necessidade de um certificado de graduação para avançar em sua carreira como docente e pesquisadora. Foi quando decidiu voltar e terminar o [[Curso de Dança da UniverCidade]], já nos anos 90.Novamente na graduação, e com o corpo docente todo renovado, com a então direção de [[Daniela Visco]], conheceu e aprimorou seus conhecimentos com [[Eliana Caminada]], [[Vera Aragão]], [[Miriam Guimarães]], [[Márcia Rubim]], [[Ana Vitória]] e [[Roberto Pereira]] .  
-
Concluído o curso técnico de teatro, após três anos de formação, Fátima (2012) continua trabalhando com Amir Haddad, por mais três anos. Neste mesmo período, volta a dar aulas de dança, e é contratada como produtora cultural pelo Museu de Arte Moderna (MAM) da cidade do Rio de Janeiro, onde permaneceu por 06 anos.  
+
Estudou dança clássica, Sistema Laban de Movimento, dança contemporânea, improvisação, composição coreográfica, teatro e interpretação. Nos anos 90, trabalhou com artistas brasileiros como Amir Haddad (Grupo Tá na rua), Clívia Cohen, Tizuka Yamazaki, Claudio Boeckel e Wagner de Miranda.  
-
Também neste período, foi contemplada com uma bolsa de estudos pelo Instituto Goethe, onde pode ficar por três meses na cidade de Mannheilm, na Alemanha, para aprender o idioma alemão. (WACHOWICZ, 2012).
+
Concluida a graduação, aproveitou para viajar pela Europa. Em Amsterdã, na Holanda, fez workshops com [[Frey Faust]] e [[David Zambrano]]. No retorno ao Brasil, cursou a Especialização em Dança Cênica da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, em Florianópolis, onde teve a oportunidade de encontro com [[Helena Katz]], [[Fabiana Dutra Brito]], [[Christine Greiner]], [[Dulce Aquino]], [[Leda Muhana]] e [[David Iannitelli]] (WACHOWICZ, 2012).
-
Após sua saída do MAM, voltou a dar aulas de dança para o público infantil, fez comerciais, e tornou-se responsável pela preparação corporal no Curso Livre de Teatro Estação Cantareira, em Niterói, Rio de Janeiro. Deparou-se, então, com a necessidade de um certificado de graduação para avançar em sua carreira como docente e pesquisadora. Foi quando decidiu voltar e terminar o [[Curso de Dança da UniverCidade]], já nos anos 90. (WACHOWICZ, 2012).
+
Terminado o curso de especialização, voltou a morar no Rio de Janeiro. Lá entrou para equipe de produção da Cia [[Ana Vitória Dança Contemporânea]], onde atuou como produtora executiva por três anos (WACHOWICZ, 2012).  
-
Novamente na graduação, e com o corpo docente todo renovado, com a então direção de [[Daniela Visco]], conheceu e aprimorou seus conhecimentos com [[Eliana Caminada]], [[Vera Aragão]], [[Miriam Guimarães]], [[Márcia Rubim]], [[Ana Vitória]] e [[Roberto Pereira]] (WACHOWICZ, 2012).  
+
Em seguida, ingressou na sua carreira acadêmica e mudou-se para Salvador/Bahia, para cursar o mestrado e doutorado em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia, junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/PPGAC/UFBA - bolsista CAPES (WACHOWICZ, 2012).
-
Formou-se e aproveitou para viajar pela Europa. Em Amsterdã, na Holanda, fez workshops com [[Frey Faust]] e [[David Zambrano]]. Ainda na Holanda, inscreveu-se no Curso de Especialização em Dança Cênica da UDESC, em Florianópolis. Foi aprovada, voltou ao Brasil e teve a oportunidade de encontro com [[Helena Katz]], [[Fabiana Dutra Brito]], [[Christine Greiner]], [[Dulce Aquino]], [[Leda Muhana]] e [[David Iannitelli]] (WACHOWICZ, 2012).
+
Na ocasião do doutorado, teve a oportunidade de realizar um ano de pesquisa, agraciada com bolsa Doutorado Exterior CAPES,  na UWS – ''University of Western Sidney'', na Austrália, com o grupo de pesquisa ''Sound, Music and Action'', sob a orientação de [[Kate  Stevens]] (WACHOWICZ, 2012).
-
Terminado o curso de especialização, voltou a morar no Rio de Janeiro. Lá entrou para equipe de produção da Cia [[Ana Vitória Dança Contemporânea]], onde atuou como produtora executiva por três anos (WACHOWICZ, 2012).
+
Em 2009, com a conclusão do doutorado, voltou para Florianópolis pois foi aprovada no Concurso para Professor Colaborador do Bacharelado em Teatro, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC (WACHOWICZ, 2012).
-
Em seguida, resolveu investir em sua carreira acadêmica, e mudou-se para Salvador, Bahia. Entrou como aluna especial da Universidade Federal da Bahia, concluindo nesta instituição mestrado e doutorado em Artes Cênicas, junto ao PPGAC/UFBA - bolsista CAPES (WACHOWICZ, 2012).
+
Nos últimos oito anos, vem praticando a técnica de Contato Improvisação, começou na Bahia, com David Iannitelli. Participou também do Festival Contact in Rio 2010 e 2011, em workshops e Jam Sessions com Alito Alessi (EUA), Ana Flexa (EUA/BRASIL), Camillo Vacalebre (Itália), Aaron Jessup (EUA), Cristina Turdo (Argentina), Martin Keogh (EUA), Fernando Neder (BRASIL).  
-
Na ocasião do doutorado, teve a oportunidade de realizar um ano de pesquisa, agraciada com bolsa Doutorado Exterior CAPES,  na UWS – ''University of Western Sidney'', na Austrália, com o grupo de pesquisa ''Sound, Music and Action'', sob a orientação de [[Kate  Stevens]] (WACHOWICZ, 2012).
+
Tem desenvolvido investigações em improvisação em dança com a Técnica Viewpoints, participando de oficinas e workshops com Donnie Mather em São Paulo e Florianópolis (2010 e 2011).
-
 
+
-
Em 2009, com a conclusão do doutorado, mudou-se para Florianópolis, Santa Catarina, onde foi aprovada no concurso para professor colaborador do Bacharelado em Teatro, na UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina (WACHOWICZ, 2012).
+
Em 2010, prestou concurso para o [[Curso de Dança da UFV]] – Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, onde permaneceu como professora adjunta até abril de 2012 (WACHOWICZ, 2012).
Em 2010, prestou concurso para o [[Curso de Dança da UFV]] – Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, onde permaneceu como professora adjunta até abril de 2012 (WACHOWICZ, 2012).
-
Em 2011, com a parceria da [http://ciaespontanea.wordpress.com/performance/img_8923/ Cia Espontânea de Teatro] de São Paulo, desenvolveu a performance "Sintonia", que teve sua estreia no México, em abril deste mesmo ano. Posteriormente, a performance foi apresentada em São Paulo, e ainda, no Rio de Janeiro no Festival Internacional de Dança Rio ao Vivo/Arte ao Vivo (WACHOWICZ, 2012).
+
Em 2011, com a parceria da [http://ciaespontanea.wordpress.com/performance/img_8923/ Cia Espontânea de Teatro] de São Paulo, desenvolveu a performance "Sintonia", que teve sua estreia no México, no 'Performática – Foro Internacional de Danza Contemporánea y Artes do Movimiento', na Universidad de las Américas Puebla/Udlap, em abril deste mesmo ano. Posteriormente, a performance foi apresentada em São Paulo, e ainda, no Rio de Janeiro no Festival Internacional de Dança Rio ao Vivo/Arte ao Vivo (WACHOWICZ, 2012).
 +
Ainda em 2011, teve artigo publicado na [http://www.euppublishing.com/doi/abs/10.3366/drs.2011.0019 ''Dance Research Eletronic – Dance and Neurocience'' (WACHOWICZ, 2012).
 +
 +
Em abril de 2012, deixou o corpo docente do [[Curso de Dança da UFV]] – Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, e passou a integrar o corpo docente da [[Escola de Dança da UFBA]] – Universidade Federal da Bahia (WACHOWICZ, 2012).
[[Arquivo:Fatimasintonia.jpg | Fátima Wachowicz]]
[[Arquivo:Fatimasintonia.jpg | Fátima Wachowicz]]
Linha 56: Linha 58:
-
Também em 2011, teve artigo publicado na [http://www.euppublishing.com/doi/abs/10.3366/drs.2011.0019 ''Dance Research Eletronic – Dance and Neurocience''] (WACHOWICZ, 2012).
 
-
Em abril de 2012, deixou o corpo docente do [[Curso de Dança da UFV]] – Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, e passou a integrar o corpo docente da [[Escola de Dança da UFBA]] – Universidade Federal da Bahia (WACHOWICZ, 2012).
 
Linha 65: Linha 65:
----
----
-
<sup>2<sup>'''Fátima Wachowicz''' – Entrevista cedida à autora em 02 de março de 2012.
+
<sup>2<sup>'''Fátima Wachowicz''' – Entrevista cedida à autora em 02 de março de 2012.
-
 
+
==Ver também==
==Ver também==

Edição de 00h29min de 13 de dezembro de 2012

Fátima Wachowicz

Performance Sintonia, 2011. Arquivo pessoal.


Tabela de conteúdo

Apresentação

Fátima Wachowicz 1 é bailarina, atriz, performer, pesquisadora do movimento, e atualmente professora da Escola de Dança da UFBA - Universidade Federal da Bahia.

Nasceu em Curitiba, Paraná, onde iniciou seus estudos em Dança. É dançarina, atriz, pesquisadora e professora. Concluiu seu doutorado na Universidade Federal da Bahia (2006-2009), tendo passado um ano na Austrália (2008, na University of Western Sydney – MARCS Auditory Laboratories, como bolsista de doutorado no exterior da CAPES. Lá trabalhou com pesquisa experimental e métodos que buscavam investigar sobre os processos cognitivos na dança, particularmente a atenção, percepção e memória do movimento.



1Fátima Wachowicz – Entrevista cedida à autora em 02 de março de 2012.

Formação e Carreira

Bisneta de imigrantes alemães, italianos, poloneses e portugueses. Seu avô materno, Aldo Krieger, foi um renomado compositor e maestro catarinense. Após seu falecimento, a família fundou o Instituto Aldo Krieger IAK, em Brusque, Santa Catarina.

Influenciados pelo avô, todos os filhos e netos da família estudaram música. Assim, aos 05 anos, Fátima2(2012) iniciou seus estudos em flauta e violoncelo, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, que findaram aos 12 anos, quando resolveu frequentar aulas de dança por influência de uma prima. Foi então que deu seus primeiros passos na dança, fazendo aulas de balé, técnica de Martha Graham e jazz, no Studio Rita Pavão. Destaque para Ana Kfouri e Rita Pavão, respectivamente suas primeiras professoras de balé e dança moderna.

Aos 14 anos, entrou para Escola de Dança Balé Teatro Guaíra, onde teve aulas de balé no método Vaganova com Paulo Buarque. No ano seguinte, começou a dar aulas de dança moderna, para adultos, e balé para crianças, na Gestual Escola de Dança. Aos 17 anos, ingressou no Curso de Dança da UniverCidade, Rio de Janeiro.

Passados dois anos de curso, é aprovada na seleção para o Curso de Formação de Atores da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras- RJ). Destaca a montagem “Mambembe”(1999), realizada como conclusão do curso, dirigida pelo diretor Amir Haddad, uma das principais referências do teatro brasileiro e diretor do Grupo Tá Na Rua, no Rio de Janeiro. A vivência e aprendizado com Amir teve grande importância em sua formação.

Concluído o curso técnico de teatro, após três anos de formação, continua trabalhando com Amir Haddad, por mais três anos. Neste mesmo período, volta a dar aulas de dança, e é contratada como produtora cultural pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, onde permaneceu por 06 anos. Também neste período, foi contemplada com uma bolsa de estudos pelo Goethe-Institut/Rio de Janeiro, onde ficou por três meses na cidade de Mannheim, Alemanha, estudando o idioma alemão. (WACHOWICZ, 2012).

Após sua saída do MAM/RJ, voltou a dar aulas de dança, fez comerciais, teatro infantil e tornou-se responsável pela preparação corporal no Curso Livre de Teatro Estação Cantareira, em Niterói, Rio de Janeiro. Deparou-se, então, com a necessidade de um certificado de graduação para avançar em sua carreira como docente e pesquisadora. Foi quando decidiu voltar e terminar o Curso de Dança da UniverCidade, já nos anos 90.Novamente na graduação, e com o corpo docente todo renovado, com a então direção de Daniela Visco, conheceu e aprimorou seus conhecimentos com Eliana Caminada, Vera Aragão, Miriam Guimarães, Márcia Rubim, Ana Vitória e Roberto Pereira .

Estudou dança clássica, Sistema Laban de Movimento, dança contemporânea, improvisação, composição coreográfica, teatro e interpretação. Nos anos 90, trabalhou com artistas brasileiros como Amir Haddad (Grupo Tá na rua), Clívia Cohen, Tizuka Yamazaki, Claudio Boeckel e Wagner de Miranda.

Concluida a graduação, aproveitou para viajar pela Europa. Em Amsterdã, na Holanda, fez workshops com Frey Faust e David Zambrano. No retorno ao Brasil, cursou a Especialização em Dança Cênica da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, em Florianópolis, onde teve a oportunidade de encontro com Helena Katz, Fabiana Dutra Brito, Christine Greiner, Dulce Aquino, Leda Muhana e David Iannitelli (WACHOWICZ, 2012).

Terminado o curso de especialização, voltou a morar no Rio de Janeiro. Lá entrou para equipe de produção da Cia Ana Vitória Dança Contemporânea, onde atuou como produtora executiva por três anos (WACHOWICZ, 2012).

Em seguida, ingressou na sua carreira acadêmica e mudou-se para Salvador/Bahia, para cursar o mestrado e doutorado em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia, junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/PPGAC/UFBA - bolsista CAPES (WACHOWICZ, 2012).

Na ocasião do doutorado, teve a oportunidade de realizar um ano de pesquisa, agraciada com bolsa Doutorado Exterior CAPES, na UWS – University of Western Sidney, na Austrália, com o grupo de pesquisa Sound, Music and Action, sob a orientação de Kate Stevens (WACHOWICZ, 2012).

Em 2009, com a conclusão do doutorado, voltou para Florianópolis pois foi aprovada no Concurso para Professor Colaborador do Bacharelado em Teatro, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC (WACHOWICZ, 2012).

Nos últimos oito anos, vem praticando a técnica de Contato Improvisação, começou na Bahia, com David Iannitelli. Participou também do Festival Contact in Rio 2010 e 2011, em workshops e Jam Sessions com Alito Alessi (EUA), Ana Flexa (EUA/BRASIL), Camillo Vacalebre (Itália), Aaron Jessup (EUA), Cristina Turdo (Argentina), Martin Keogh (EUA), Fernando Neder (BRASIL).

Tem desenvolvido investigações em improvisação em dança com a Técnica Viewpoints, participando de oficinas e workshops com Donnie Mather em São Paulo e Florianópolis (2010 e 2011).

Em 2010, prestou concurso para o Curso de Dança da UFV – Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, onde permaneceu como professora adjunta até abril de 2012 (WACHOWICZ, 2012).

Em 2011, com a parceria da Cia Espontânea de Teatro de São Paulo, desenvolveu a performance "Sintonia", que teve sua estreia no México, no 'Performática – Foro Internacional de Danza Contemporánea y Artes do Movimiento', na Universidad de las Américas Puebla/Udlap, em abril deste mesmo ano. Posteriormente, a performance foi apresentada em São Paulo, e ainda, no Rio de Janeiro no Festival Internacional de Dança Rio ao Vivo/Arte ao Vivo (WACHOWICZ, 2012).

Ainda em 2011, teve artigo publicado na [http://www.euppublishing.com/doi/abs/10.3366/drs.2011.0019 Dance Research Eletronic – Dance and Neurocience (WACHOWICZ, 2012).

Em abril de 2012, deixou o corpo docente do Curso de Dança da UFV – Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, e passou a integrar o corpo docente da Escola de Dança da UFBA – Universidade Federal da Bahia (WACHOWICZ, 2012). Fátima Wachowicz

Performance Sintonia, 2011.

Disponível em Blog Arte Ao Vivo.





2Fátima Wachowicz – Entrevista cedida à autora em 02 de março de 2012.

Ver também

Vídeo Sintonia (acesso em março de 2012).

Currículo Lattes Fátima Wachowicz (acesso em março de 2012).


Referências

Fátima Wachowicz – Entrevista cedida à autora em 02 de março de 2012.


Ligações Externas

Site Cia Espontânea.Acesso março 2012.

Blog Arte Ao Vivo. Acesso março de 2012.

Site do IAK. Acesso em junho de 2012.

Dance Research Eletronic – Dance and Neurocience. Acesso em junho de 2012.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home