CDPDan

De Wikidanca

Edição feita às 19h52min de 9 de outubro de 2011 por Nicolleoliveira (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

No Princípio - Soraia Silva e CDPDAN.jpg

No princípio, 2010. Da esquerda para direita: Ana Macara, Sabrina Cunha, Alexandre Nas, Yara De Cunto, Zou Mi,Soraia Silva e Laura Virgínia. Foto Ricardo Padue.

Tabela de conteúdo

CDPDan - Coletivo de Documentação e Pesquisa em Dança Eros Volúsia

O CDPDan é um coletivo que procura estabelecer um espaço de reflexão e prática da dança. É coordenado por Soraia Maria Silva, está vinculado ao Departamento de Artes Cênicas da UnB, e é diretório de pesquisa no CNPq. A proposta trazida pelo coletivo é que haja um intercâmbio com a comunidade em geral, e um trabalho colaborativo tanto na graduação de Artes Cênicas, vinculando as disciplinas ministradas por ela, assim como na pós-graduação do Mestrado em Arte, na linha de pesquisa Processos Composicionais para a Cena. Assim sendo os temas desenvolvidos neste espaço são condizentes com o interesse dos pesquisadores que integram o coletivo.


Dança e performance; A criação/ tradução do gesto expressivo; Metáfora cênica, a partir da observação /transposição de linguagens artísticas: dansintersemiotização; O expressionismo e a estética da dança: origens da dança/teatro e a busca de uma metodologia de expressão individual; O texto do dançarino: Eros Volúsia e Gilka Machado - a dança das palavras; Heranças contemporâneas do expressionismo na dança; A metáfora surrealista na dança, traduções e eus; Dança Xavante e surrealismo.; O naturalismo e a dança; Vídeo-dança; são algumas das linhas pesquisadas no CDPDAN.


Outros objetivos de formação deste centro é promover o fomento, a difusão, a conservação e a produção de conhecimentos relativos à estética da dança, como resgate da memória de dançarinos pesquisadores de projeção nacional e internacional, bem como o estímulo de novas pesquisas nesta área. Nesse sentido, o primeiro passo dado foi organizar o resgate e disponibilização do acervo de documentação da bailarina Eros Volúsia, já que o centro foi criado e lançado oficialmente em 2002, em evento em sua homenagem, onde a própria Eros Volúsia esteve presente.


Projetos Artísticos, Espetáculos e Performances

Reconstituição da coreografia Tico-Tico no Fubá (2002) - Essa reconstituição da coreografia realizada por Eros Volúsia no filme Rio Rita (MGM, 1942) foi elaborada por Soraia SIlva e apresentada por ela e algumas de suas alunas do Departamento de Artes Cênicas da UnB. Além dessa apresentação outros trabalhos marcaram o evento realizado em homenagem à bailarina, incluindo a exposição de fotos inéditas; uma performance musical de Amaury Menezes, sobrinho de Eros Volúsia e neto de Gilka Machado e a apresentação do vídeo "Eros Volúsia: O Bailado Brasileiro".


Espelhamento Surrealista (2005), performance


Dança da Guerra do Povo Xavante - Tseretomodzatsé Xavante (2005), realizado em parceria com o cacique Wéré’ é Tsi’robó, patrocinado pela Caixa Econômica Federal e pelo FAC. Este espetáculo,coproduzido com o povo Xavante, com a participação de trinta Xavantes da aldeia Nossa Senhora da Guia em Barra do Garça (MT), se apresentou em diversos locais do Distrito Federal, tendo um público de mais de 3.500 pessoas.

Dança da Guerra do Povo Xavante.jpg

Dança da Guerra do Povo Xavante, 2005. Foto Randau Andrade. Arquivo Pessoal


Profetas em Movimento (2006), patrocinado pela Caixa Econômica Federal e pelo FAC - Fomento de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Resultado de um projeto cênico interdisciplinar que propunha o encontro entre dança, escultura, literatura, pintura, música e arte tecnológica. Com coreografia, direção geral e apresentação de Soraia Maria Silva, este trabalho é o resultado cênico de sua pesquisa de mestrado em 2004, defendido na Unicamp (a primeira defesa de mestrado em dança no Brasil com a apresentação de um espetáculo, a defesa foi no próprio palco após o espetáculo e com numeroso público presente). A proposta evoluindo de um trabalho solo para um trabalho coletivo e depois novamente, retomou sua versão solo em 2007 e 2008.


Em 2006, o espetáculo tomou grandes proporções e além da releitura do barroco e dos Profetas do Aleijadinho, trabalhou-se a tradução cênica da paisagem urbana brasiliense, incorporando citações visuais aos apóstolos da catedral e obras de Athos Bulcão. Para dar conta da grandeza do projeto que propunha uma interação dos processos e estudos realizados com alunos e professores do Instituto de Artes da UnB, artistas convidados do Distrito Federal, de Congonhas e estudantes da Escola Classe 403 Norte, foram realizadas 28 oficinas de dança e teatro com as crianças da referida escola.


Dentre os artistas convidados, destacam-se: o Grupo Arte Brasília Capoeira; o Boi do Seu Teodoro, figura emblemática e relevante da preservação das tradições do bumba-meu-boi, em Brasília, homenageado em 2006 com a Ordem do Mérito Cultural pelo então, presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Ministro da Cultura, Gilberto Gil; o Instituto Ballet Brazil; e de José Félix Junqueira do grupo de teatro Dez Pras Oito de Congonhas, que trouxe figurinos especiais aos profetas para este espetáculo.


Dança da Vida: Frênix Frêmix iluminAções (2007) - esta performance comemora o encontro cênico entre Brasil e China a partir da interação de suas bailarinas, Soraia Silva e Zou Mi, respectivamente. Numa pesquisa sobre o diálogo entre linguagens distintas, une-se a dança com as artes da imagem cenográfica desenvolvida por Suzete Venturelli, Ana Lemos e Camille Venturelli Pic, com a utilização da Interface Visual criada por Ricardo Queiroz e Rafael Galvão, unido ainda ao ritmo da música Chinesa Cem Pássaros Saúdam o Fênix, transcriações holofractais de Eufrasio Prates.


Trilogia poemadançando: Boa Noite; Eros Impromptus: Crotoxina 70; Ouvindo e dançando um solo de violoncelo (2008) - Performances de dança e tecnologia, coordenadas e dançadas por Soraia Silva, recebeu apoio do FAC e contou com a participação de vários artistas convidados, dentre eles: Eufrásio Prates, Eduardo Lopes (Universidade de Évora-Pt), Tânia Fraga, Suzete Venturelli, Valéria Lehmann.


No Princípio (2010), patrocinado pelo FAC. Neste espetáculo busca-se responder algumas perguntas que motivam as experiências e expectativas dos artistas envolvidos: O que é dançar, para que e como dançar na contemporâneidade? Qual o espaço teórico, prático e artístico da dança na universidade? E a pesquisa em dança? E as fronteiras entre dança, teatro, literatura, imagem, memória, novas mídias? O elenco deste espetáculo é composto por Soraia Silva, Ana Macara (artista convidada da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa), Alexandre Nas (pesquisador mestrando do CDPDan/UnB/Brasília), Laura Virgínia (pesquisadora mestranda do CDPDan/UnB/Brasília), Yara De Cunto (artista convidada/Brasília), Sabrina Cunha (pesquisadora doutoranda do CDPDan/UnB/Brasília) e Zou Mi( pesquisadora mestranda do CDPDan/UnB/Brasília).

No Princípio - Soraia e Alexandre.JPG

Soraia Silva e Alexandre Nas, No Princípio, 2010. Foto Ricardo Padue.


Em sua produção mais recente, destacam-se os vídeo-dança: Meu coração dança em Monserrate (2010) e Memórias da Terra (2011)



Premiações

Prêmio FAC de apoio a produção coreográfica - 21 Terras (2010);

Prêmio FAC de apoio a produção coreográfica- No Princípio(2009);

Prêmio FAC de apoio a produção coreográfica- Ouvindo Um solo de violoncelo em uma boa noite de verão (2008);

Prêmio FAC de apoio a produção coreográica- Profetas em Movimento (2006);

Menção honrosa BEG (Banco do Estado de Goiás) - Terceiro lugar em pintura (1997);  

Prêmio Business de Arte em Pintura - premiada com duas obras, ENCOL/MACC de Campinas-SP (1994);

Prêmio estímulo circulação do espetáculo Profetas em Movimento pela secretaria de cultura de Campinas/SP (1995).


Mexido de Dança

O projeto Mexido de Dança, "é um evento que representa a tentativa de proporcionar o espaço das várias manifestações corporais, da mistura e da aceitação, da inclusão de corpos e expressões, da festa e da comemoração, da dança como alimento do corpo, da alma e do espírito coletivo, do indivíduo que se expõe ao todo e do todo que colabora com o indivíduo" (Soraia Silva). É o espaço ocupado pela dança na universidade com discussões, reflexões e apresentações que põem em evidência os movimentos relacionados a Dança, não só na UnB mas em toda cidade já que há participação de vários grupos e artistas.


O evento anual é uma iniciativa do CDPDan e e conta com o apoio da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura do Decanato de Assuntos Comunitários da Universidade de Brasília. Objetivando fomentar atividades acadêmicas e artísticas de dança, fortalecendo estratégias de desenvolvimento desta arte, busca-se o embasamento teórico e práticas que permitam uma reflexão sobre as condições da dança no país e no GDF, e a discussão da criação de um currículo acadêmico para essa área do conhecimento artístico inserido no contexto universitário, principalmente da UnB.


Através do Dança UnB! Ver, Pensar, Mover o projeto vem desenvolvendo uma série de cursos, palestras, mostras de vídeo e performances para atender a demanda da Unb e a comunidade em geral, visando o desenvolvimento do curso de graduação em dança também na Universidade de Brasília. As ações ministradas são resultantes das pesquisas realizadas pela graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado, vinculados ao CDPDan.


Desde a edição IV do Mexido de Dança os movimentos relacionados à inclusão desta área na universidade ganharam mais força. Isso foi evidenciado com a grande participação de professores de outras instituições e personalidades da dança do GDF na discussão proposta na mesa redonda: “A dança na Universidade” realizada no evento. O V Mexido de Dança, realizado em novembro de 2010 contou com oficinas, mostra de vídeo, palestras, e participação de vários grupos de dança da cidade de Brasília e entorno como o Filosofança, contou ainda com a participação e apresentações dos alunos da 1ª turma da LiDança - IFB (Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília).


Referências

ARQUIVO PESSOAL DE SORAIA MARIA SILVA.

Agradecimento à Soraia Silva que gentilmente nos concedeu acesso à seus arquivos pessoal e prestativamente colaborou com a disponibilização de informações, imagens e outros documentos para a elaboração deste verbete.

CDPDAN

BLOG CDPDAN


LINKS EXTERNOS

VÍDEO MEU CORAÇÃO DANÇA EM MONSERRATE, 2010

VÍDEO MEMÓRIAS DA TERRA, 2011

VÍDEO MEXIDO DE DANÇA, UNB

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home