Encontro da Novas Dramaturgias do Corpo

De Wikidanca

Edição feita às 17h34min de 28 de julho de 2011 por Wikidança (disc | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Naianasato

Em 1998, Marila Velloso (professora da FAP) convidou Christine Greiner (em sua passagem por Curitiba para ministrar um módulo no curso de Pós-graduação “Consciência Corporal – Dança”, na FAP) para elaborar um projeto “anti-festival”. Assim ela conta: “A tentativa era poder trazer para a cidade outros conceitos que não os vigentes, fazendo uma reflexão sobre a história e apontando outros caminhos para a dança.” (VELLOZO, 2005: 98).

Christine Greiner inicialmente concebeu um projeto chamado “Dança em Evolução”, mas que, devido a problemas na captação de recursos, foi reduzido e alterado, tornando-se um “Encontro das Novas Dramaturgias do Corpo”.


Tabela de conteúdo

1º Encontro/ 2001:

A primeira edição do Encontro das Novas Dramaturgias do Corpo aconteceu entre 31 de janeiro e 04 de fevereiro de 2001. A curadoria dos espetáculos foi realizada por Christine Greiner, Setsuko Yamada (Japão) e Vera Sala (São Paulo), curadores convidados especialmente para o encontro.


Greiner visava um “encontro inusitado entre as duas importantes artistas que vivem em lados opostos do mundo e que percorreram caminhos aparentemente
inversos, mas, ao mesmo tempo, muito próximos...” Setsuko, com uma pesquisa de linguagem particular e ao mesmo tempo estruturada; Vera, como diz
Christine: “buscando construir um corpo estável, em crise, sem padrões prévios de movimento”. (VELLOZO, 2005: 99)


Atividades:

Além das apresentações de Setsuko Yamada e Vera Sala, o encontro promoveu um showcase, que consiste numa mostra de trabalhos e pesquisas em processo, work in progress, até então inédito em Curitiba. O evento também contou em sua programação com workshops, mesas redondas, palestras e apresentações públicas.


Fórum de Discussão:

Greiner escreveu no Programa do Encontro II, em 2003, que durante o encontro “foi também organizado o primeiro fórum de discussão que deu início a toda uma luta pela autonomia política da dança e que hoje toma proporções com movimentos do próprio Fórum e do Mobilização Dança” (GREINER apud VELLOZO). A principal discussão levantada na ocasião se deu por consequência da descoberta e contestação de uma lei que previa a área de dança subjugada ao curso de Educação Física. Foi a professora da FAP, Rosane Gonçalves, quem descobriu a existência do Projeto Lei 2939/00 de autoria do deputado Pedro Pedrossin, quando o projeto já estava em Brasília. Este Projeto Lei incluía a área da Dança na jurisdição da área da Educação Física. O debate e respectivo movimento inauguraram a autonomia acadêmica do campo de dança.


Estavam presentes no Fórum de Discussão “Dança/Educação/Regulamentação da Profissão” professores e representantes de seis instituições:


  • Ana Terra (Universidade Anhembi Morumbi-SP);
  • Professores do Colegiado de Dança da FAP.


Além desses, a assessoria jurídica do advogado René Ariel Dotti e do membro do SATED/PR, bailarino do G2 e presidente da ANEARTE Grazziani da Costa.


O projeto de lei foi derrubado no final de 2001. Segun do Vellozo: “Essa vitória, em audiência pública, se deu pela força nacional conquistada a partir da primeira iniciativa de Curitiba, que se propagou através da realização de outros fóruns nacionais e na constituição de uma Comissão Executiva Nacional da Dança”. (VELLOZO, 2005: 100)


2º Encontro/ 2003:

A segunda edição do Encontro das Novas Dramaturgias do Corpo aconteceu entre 26 e 30 de novembro de 2003, promovido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra. A pareceria com o centro cultural possibilitou o uso das salas de ensaio dos corpos de baile (Balé Teatro Guaíra, G2 e Escola de Dança Teatro Guaíra) para a apresentação de performances com artistas convidados e workshops.

Atividades

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home